Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Igor Gadelha

Ex-diretor do MEC na gestão Bolsonaro ganha cargo no governo Lula

Ex-diretor de fundo ligado ao MEC durante a gestão Bolsonaro foi nomeado nesta quarta-feira (27/11) para cargo no governo Lula

27/11/2024 14:55, atualizado 27/11/2024 15:07
Compartilhar notícia
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Ministério minas e energia / ministério do turismo

Um ex-diretor do Ministério da Educação (MEC) durante a gestão Bolsonaro citado no chamado “escândalo dos pastores” ganhou um cargo no governo Lula nesta quarta-feira (27/11).

Gabriel Medeiros Vilar, que foi diretor de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao MEC, foi nomeado para o Ministério do Turismo.

Ex-diretor do MEC na gestão Bolsonaro ganha cargo no governo Lula - destaque galeria
3 imagens
Fachada do Ministério de Minas e Energia e do Ministério do Turismo
Fachada do Ministério de Minas e Energia e do Ministério do Turismo
Ministro de Minas e Energia
1 de 3

Ministro de Minas e Energia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Fachada do Ministério de Minas e Energia e do Ministério do Turismo
2 de 3

Fachada do Ministério de Minas e Energia e do Ministério do Turismo

Fachada do Ministério de Minas e Energia e do Ministério do Turismo
3 de 3

Fachada do Ministério de Minas e Energia e do Ministério do Turismo

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Vilar será chefe da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos do Ministério do Turismo, pasta atualmente comandada pelo ministro Celso Sabino (União Brasil). Ele receberá salário bruto de R$ 14,8 mil.

Diretor teve de prestar esclarecimentos

O ex-diretor deixou o FNDE em 1º de janeiro de 2023, data da posse de Lula. No governo Bolsonaro, ele chegou a ser convocado no Senado para dar explicações sobre licitações de R$ 700 milhões com suspeita de sobrepreço.

Vilar também teve de dar exclarecimentos sobre a influência de pastores no repasse de recursos para construção de escolas, um dos maiores casos de corrupção no governo Bolsonaro e que derrubou o então ministro Milton Ribeiro.

Como noticiou o Metrópoles, Vilar também foi um dos diretores do MEC que, durante seu período no cargo, adquiriram veículos que não condizem com seus respectivos salários.

Após sair ser exonerado do fundo ligado ao MEC no início de 2023, Vilar chegou a ocupar o cargo de assistente técnico no gabinete do líder do Avante na Câmara.

Receba no seu email as notícias da coluna Igor Gadelha

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters