metropoles.com

Em reunião, PL indica que rifará vice de Doria para filiar Bolsonaro

Dirigentes regionais do partido deram “carta branca” para o presidente da sigla, Valdemar Costa Neto, conduzir as negociações

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Presidente Jair Bolsonaro e Valdemar Costa Neto
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro e Valdemar Costa Neto - Foto: Reprodução

A reunião de dirigentes do PL nesta quarta-feira (17/11) para tratar da filiação de Jair Bolsonaro ao partido abriu caminho para a legenda flexibilizar o acerto que tinha para apoiar o atual vice-governador paulista, Rodrigo Garcia (PSDB), na disputa pelo governo paulista nas eleições de 2022.

Integrantes sigla que participaram do encontro disseram à coluna que, após aval da maioria dos dirigentes regionais, o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, teria demonstrado disposição até mesmo para desfazer o acordo que o partido tinha em São Paulo para apoiar o vice de João Doria em 2022.

Tudo para agradar Bolsonaro e garantir a entrada do presidente da República no PL. No fim de semana, o chefe do Palácio do Planalto anunciou ter adiado o ato de sua filiação ao partido, até então previsto para 22 de novembro, por não concordar com o apoio da legenda a Garcia em São.

A disposição de Valdemar, no entanto, não significa que o desejo de Bolsonaro de lançar o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, ao Palácio dos Bandeirantes pelo PL em outubro do próximo ano será concretizado.

Interlocutores do presidente nacional do partido destacam que a “viabilidade” do ministro da Infraestrutura ainda será avaliada. Afinal, o PL topa rifar o apoio ao vice de Doria, mas isso não significa que vai desistir do governo de São Paulo, se aliando a um nome que considera ter poucas chances.

A palavra final sobre a questão caberá a Valdemar. Em nota conjunta divulgada após a reunião, dirigentes regionais do PL afirmaram que o partido está “pronto e alinhado” para receber Bolsonaro e que o presidente da legenda terá “carta branca” para “conduzir e decidir sobre a sucessão presidencial e a filiação” do chefe do Planalto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?