Notícias, furos e bastidores de política e economia. Com Gustavo Zucchi

Cúpulas de MDB e PSDB escolhem Simone Tebet como nome da 3ª via

Anúncio oficial, porém, só acontecerá após as executivas nacionais dos partidos avalizarem o nome da senadora

atualizado 18/05/2022 19:29

Baleia Rossi, Bruno Araújo e Roberto FreireGustavo Zucchi/Metrópoles

Os presidentes do MDB, PSDB e Cidadania se reuniram nesta quarta-feira (18/5) na sede do Cidadania, em Brasília, e já têm um nome de consenso para ser o candidato único da chamada “terceira via” ao Palácio do Planalto este ano.

Segundo apurou a coluna, o nome escolhido foi o da senadora Simone Tebet (MDB-MS). O anúncio oficial, porém, só deve ocorrer após os três partidos avalizarem o nome da parlamentar em reuniões de suas executivas nacionais.

Lideranças dos três partidos que acompanharam a reunião desta terça dizem que um dos parâmetros para a definição do nome escolhido foi a “relevância de uma candidatura feminina” neste momento da política nacional.

Segundo participantes do encontro, a pesquisa qualitativa contratada pelas siglas indicou que a população considera que mulheres desempenharam um papel melhor nos últimos anos. Especialmente na gestão da pandemia de Covid-19 no mundo.

A pesquisa trouxe avaliação apenas dos nomes de Tebet e do ex-governador João Doria (PSDB). Outros possíveis candidatos, como o ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite e do senador Tasso Jereissati, ambos do PSDB, não foram avaliados.

Outro dado revelado pelo levantamento, segundo integrantes de MDB e PSDB, foi de que 50% dos entrevistados na pesquisa estariam insatisfeitos com o cenário de polarização entre o ex-presidente Lula e o presidente Jair Bolsonaro.

Os três partidos não pretendem tornar públicos os dados da pesquisa. O argumento é de que ela não foi registrada na Justiça Eleitoral e, por isso, não pode ser divulgada, sob o risco de as legendas sofrerem sanções judiciais.

As siglas devem reunir suas executivas na próxima terça-feira (24/5). Inclusive a reunião do PSDB, cujo nome de Simone deve ter resistência do Doria, que pleiteia o posto de candidato de sua legenda por ter vencido as prévias.

Mais lidas
Últimas notícias