Igor Gadelha

Em meio à crise do IOF, Lula recebe Motta e Alcolumbre fora da agenda

Presidente Lula teve conversas separadas com Hugo Motta e Davi Alcolumbre no domingo (25/5), fora da agenda, em meio à crise do IOF

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução
Motta, Lula e Alcolumbre
1 de 1 Motta, Lula e Alcolumbre - Foto: Reprodução

Em meio à crise envolvendo as mudanças no IOF, o presidente Lula se reuniu com os chefes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), no domingo (25/5), fora da agenda oficial.

Os encontros ocorreram de forma separada. Primeiro Lula almoçou com Motta na residência oficial do presidente da Câmara. Depois, à noite, recebeu Alcolumbre no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República.

Em meio à crise do IOF, Lula recebe Motta e Alcolumbre fora da agenda - destaque galeria
4 imagens
Hugo Motta e Lula
Em meio à crise do IOF, Lula recebe Motta e Alcolumbre fora da agenda - imagem 3
Planalto vê jogo politico em decisão de Motta
O presidente Lula vetou proposta aprovada pelo Congresso
1 de 4

O presidente Lula vetou proposta aprovada pelo Congresso

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Hugo Motta e Lula
2 de 4

Hugo Motta e Lula

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Em meio à crise do IOF, Lula recebe Motta e Alcolumbre fora da agenda - imagem 3
3 de 4

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
Planalto vê jogo politico em decisão de Motta
4 de 4

Planalto vê jogo politico em decisão de Motta

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

No almoço com Motta, segundo fontes do governo, Lula tratou das mudanças no Imposto Sobre Operações Financeiras. O petista explicou ao presidente da Câmara que as mudanças no IOF tiveram seu aval.

A conversa não inibiu Motta a, horas depois, fazer uma postagem alfinetando o governo. Sem citar o IOF, o presidente da Câmara foi às redes sociais afirmar que o Brasil “não precisa de mais imposto”.

Segundo auxiliares, a postagem de Motta foi uma resposta a uma entrevista do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao jornal O Globo publicada no próprio domingo.

Na entrevista, Haddad responsabilizou o novo arranjo institucional, chamado por ele de “quase parlamentarismo”, pelas dificuldades do governo em avançar com medidas de ajuste fiscal.

“Desde 2015, nós estamos com déficit estrutural. Queremos vencer essa etapa, mas depende muito mais do Congresso. Hoje nós vivemos um quase parlamentarismo. Quem dá a última palavra sobre tudo isso é o Congresso. Não era assim. Um veto presidencial era uma coisa sagrada. Derrubar um veto do presidente da República era uma coisa que remotamente era pensada. Hoje é uma coisa: ‘Vamos derrubar?’ E derruba”, declarou Haddad.

Alvo da oposição e do mercado financeiro, o chefe da equipe econômica não participou das conversas de Lula com Motta e Alcolumbre. Haddad estava em São Paulo e só chegou a Brasília na segunda-feira.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?