Notícias, furos e bastidores de política e economia. Com Gustavo Zucchi

Disputa por vice de Lira na Câmara abre guerra no partido de Bolsonaro

Ao menos quatro deputados do PL, todos fortemente ligados ao presidente Jair Bolsonaro, disputam indicação ao cargo na Mesa Diretora da Casa

atualizado 24/05/2022 12:39

plenário_câmaraMichel Jesus/Câmara dos Deputados

A destituição do deputado Marcelo Ramos (PSD-AM) da primeira vice-presidência da Câmara abriu acirrada disputa interna no PL, partido do presidente Jair Bolsonaro.

Ao menos cinco deputados querem ser o candidato oficial da legenda ao cargo, que, segundo o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), só poderá ser disputado por parlamentares da sigla.

Segundo apurou a coluna, os nomes que disputam a indicação do PL são: Major Vitor Hugo (PL-GO), Carla Zambelli (PL-SP), Capitão Alberto (PL-AM), Giovani Cherini (PL-RS) e Capitão Augusto (PL-SP).

Em comum, os quatro são parlamentares com fortes ligações ideológicas com Bolsonaro. Oriundos do extinto PSL, Zambelli e Vitor Hugo se filiaram ao PL na janela partidária na esteira do presidente da República.

Augusto e Cherini, por sua vez, são quadros mais antigos do partido, mas sempre estiveram com o Planalto nas principais pautas, inclusive as de costume. Capitão Alberto veio do Republicanos.

Diante da disputa interna, o líder do PL na Câmara, deputado Altineu Côrtes (RJ), convocou reunião da bancada para a tarde desta terça-feira (24/5), a fim de tentar definir um candidato único.

A indicação do PL tem de estar protocolada até as 19h desta terça-feira (24/5), assim como qualquer outro interessado da sigla em disputar o cargo de forma avulsa. A eleição acontecerá na quarta-feira (25/5).

Por que Lira tirou Ramos do cargo

Lira decidiu tirar Ramos de sua vice na Câmara nessa segunda-feira (23/5), após o ministro do TSE Alexandre de Moraes derrubar uma liminar, concedida por ele próprio, que mantinha o parlamentar do PSD no posto.

Ramos deixou o PL justamente por ser um opositor ao governo Bolsonaro. O próprio presidente da República avisou em transmissão nas redes sociais na última semana que iria pedir para Lira tirar o deputado amazonense da vice.

Mais lidas
Últimas notícias