Igor Gadelha

Deputado quer proibir governo de bancar viagens de Janja

Primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, voltou a ser alvo de deputados da oposição após viagem à França sem Lula

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Ricardo Stuckert/PR
Foto colorida de Lula e da primeira-dama Janja - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Lula e da primeira-dama Janja - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/PR

Esposa do presidente Lula, a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, voltou a ser alvo da bancada bolsonarista na Câmara dos Deputados em razão de suas viagens ao exterior.

Na terça-feira (1º/4), o deputado Sanderson (PL-RS) protocolou um projeto que, se aprovado, proibiria o governo de gastar dinheiro com passagens e hospedagens para qualquer primeira-dama.

Deputado quer proibir governo de bancar viagens de Janja - destaque galeria
3 imagens
Janja com a primeira-dama da França, Brigitte Macron, em março deste ano
Janja e Lula em voo da FAB
Janja em viagem
1 de 3

Janja em viagem

© Presidência brasileira
Janja com a primeira-dama da França, Brigitte Macron, em março deste ano
2 de 3

Janja com a primeira-dama da França, Brigitte Macron, em março deste ano

Mustafa Yalcin/ Getty Images
Janja e Lula em voo da FAB
3 de 3

Janja e Lula em voo da FAB

Ricardo Stuckert/PR

Segundo o texto, fica proibido “o pagamento de diárias, passagens, hospedagens ou qualquer outro tipo de vantagem pecuniária” para a primeira-dama e seus respectivos assessores.

“O uso de recursos públicos para custear despesas relacionadas à sua pessoa não se justifica, especialmente quando essas despesas envolvem valores significativos que poderiam ser melhor aplicados em políticas públicas voltadas diretamente para o bem-estar da população brasileira”, diz o autor do projeto.

Janja na França

No final de março, Janja viajou à França sem Lula para participar de debates sobre a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Ela disse ter viajado a convite do presidente Emmanuel Macron.

“Essa vinda para Paris foi encaixada na agenda internacional do presidente Lula. Eu iria ao Vietnã com ele, acompanhá-lo, mas o presidente Macron ligou e fez questão de que eu estivesse presente aqui”, afirmou Janja, em entrevista à emissora francesa RFI.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?