metropoles.com

Deputado quer proibir Bolsonaro nas pesquisas de intenção de voto

Deputado do PDT apresentou projeto para proibir que nomes de pessoas inelegíveis sejam testados em pesquisas, o que afetaria Jair Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
STF Imagem colorida do ex-presidente Jair Bolsonaro concedendo entrevista ao Metrópoles -- Metrópoles
1 de 1 STF Imagem colorida do ex-presidente Jair Bolsonaro concedendo entrevista ao Metrópoles -- Metrópoles - Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

Enquanto bolsonaristas tentam um novo atalho para reverter a inelegibilidade de Jair Bolsonaro, um deputado do PDT quer proibir institutos de pesquisa de testarem o nome do ex-presidente nos levantamentos sobre 2026.

Nesta terça-feira (4/2), o deputado federal Mário Heringer (PDT-MG) protocolou na Câmara um projeto de lei para proibir que pessoas inelegíveis, por força da lei, possam aparecer em pesquisas eleitorais.

3 imagens
Ex-presidente Jair Bolsonaro está inelegível
O ex-presidente Jair Bolsonaro
1 de 3

O ex-presidente Jair Bolsonaro

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
2 de 3

Ex-presidente Jair Bolsonaro está inelegível

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
3 de 3

O ex-presidente Jair Bolsonaro

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela

A lei afetaria diretamente Bolsonaro. O ex-presidente está inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Assim, caso o projeto de Heringer fosse aprovado, Bolsonaro não poderia sequer aparecer nas pesquisas.

Na proposta, o parlamentar do PDT não cita nominalmente Bolsonaro. Ele fala, contudo, da necessidade “de evitar a caducidade da legislação eleitoral brasileira frente ao avanço de forças políticas exóticas”.

“Se as pesquisas de opinião de cunho eleitoral possuem um caráter instrumental claramente definido, não se confundindo com quaisquer outros tipos de investigação sobre tendências ou comportamento político dos eleitores, não há o que justifique sua utilização com referência a hipóteses ou situações eleitorais que jamais poderão ocorrer na prática, em virtude de trânsito judicial em julgado de indivíduos considerados inaptos ao exercício de cargo eletivo em virtude de prática de ilegalidade”, diz o parlamentar.

Na última pesquisa Quasest sobre as eleições de 2026, divulgada na segunda-feira (3/2), o nome de Bolsonaro não foi testado no levantamento estimulado justamente por ele estar inelegível para o próximo pleito.

Entretanto, no cenário espontâneo, o ex-presidente apareceu empatado com Lula, atual ocupante do Palácio do Planalto. Cada um obteve 9% das intenções de voto dos entrevistados pelo instituto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?