Igor Gadelha

Pacheco aguarda chamado de Lula até sexta para definir futuro

Senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) é cotado para assumir um ministério no governo Lula após deixar a presidência do Senado Federal

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
imagem colorida mostra presidente lula e rodrigo pacheco - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra presidente lula e rodrigo pacheco - Metrópoles - Foto: <p>Igo Estrela/Metrópoles<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div>

Cotado para assumir um ministério no governo Lula, o agora ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) aguarda um “chamado” do chefe do Palácio do Planalto ainda nesta semana para definir seu futuro político.

Segundo apurou a coluna, parlamentares aliados de Lula tentam marcar um encontro entre ele e Pacheco até a sexta-feira (7/2), data em que o senador mineiro sairá de férias. Pacheco deve ficar fora por pelo menos 15 dias.

Pacheco aguarda chamado de Lula até sexta para definir futuro - destaque galeria
4 imagens
Senador já foi presidente do Senado
Senador Jaques Wagner (PT)
Lula quer Pacheco no governo
O ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco
1 de 4

O ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Senador já foi presidente do Senado
2 de 4

Senador já foi presidente do Senado

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Senador Jaques Wagner (PT)
3 de 4

Senador Jaques Wagner (PT)

Reprodução
Lula quer Pacheco no governo
4 de 4

Lula quer Pacheco no governo

Antes de se encontrar diretamente com Lula, a expectativa é que o ex-presidente do Senado também converse sobre seu futuro político com o atual líder do governo no Casa, o senador Jaques Wagner (PT-BA).

Pacheco vem sendo cotado para uma vaga na Esplanada desde 2024. Inicialmente, o nome dele foi cogitado para chefiar o Ministério da Justiça e Segurança Pública, atualmente comandado por Ricardo Lewandowski.

Atualmente, porém, Pacheco está mais cotado para assumir o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, chefiado por Geraldo Alckmin, que também é vice-presidente da República.

PSB pode perder mais um ministério

Com a saída de Pacheco para o MDIC, o PSB de Alckmin pode perder mais um ministério no governo. Em 20224, a sigla já tinha perdido o Ministério da Justiça, após a saída de Flávio Dino para o STF.

Novo líder do PSB na Câmara, o deputado Pedro Campos (PE) afirma que, mesmo que perca espaço, a legenda não deve deixar a base aliada do governo.

“A gente tem contribuído da forma como a gente é chamado a contribuir. Acho que nós temos, tanto dentro do ministério,  como dentro do partido pessoas que têm capacidade de contribuir para o governo e que estão à disposição do governo. Então, a participação do PSB dentro de qualquer discussão de composição de governo é uma participação completamente propositiva”, disse o deputado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?