metropoles.com

Deputado pede para fazer visita técnica a Noronha na emenda do feriado

Comissão da Câmara vota requerimento que autoriza deputado a fazer “visita técnica” em Fernando de Noronha na emenda do feriado de 15/11

atualizado

Compartilhar notícia

Melhores Destinos / Reprodução
Ilha Fernando de Noronha- Metrópoles
1 de 1 Ilha Fernando de Noronha- Metrópoles - Foto: Melhores Destinos / Reprodução

A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados incluiu, na pauta de votações desta terça-feira (31/10), um requerimento que autoriza seus integrantes a visitarem a paradisíaca Fernando de Noronha na emenda de um feriado.

Protocolado pelo deputado Lucas Ramos (PSB-PE), o requerimento solicita uma “visita técnica” dos membros da comissão ao arquipélago na quinta-feira (16/11) e na sexta-feira (17/11), bem na emenda do feriado da Proclamação da República (15/11).

Para justificar a viagem ao destino no período, Ramos argumenta que a visita técnica é necessária para entender a queda no fluxo de visitantes na ilha, devido a uma série de restrições impostas aos turistas no arquipélago recentemente.

Ele diz que os parlamentares irão apurar “os impactos econômicos ao comércio e aos serviços” da restrição de visitantes à ilha, da falta de estrutura do aeroporto para receber aviões de grande porte e das barreiras impostas a atracação de navios.

A restrição de visitantes mencionada por Ramos começou em março de 2023, com o acordo de gestão compartilhada de Fernando de Noronha assinado entre o governo Lula e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB).

Pelo acordo, ficou estabelecido que o arquipélago só pode receber até 132 mil visitantes por ano, ou 11 mil turistas mensais, o que gerou protestos de comerciantes e da rede hoteleira, que pedem que a sazonalidade seja considerada.

“É para analisar este cenário, todas as suas implicações e avançar na construção de uma agenda de recuperação do desenvolvimento em Fernando de Noronha que apresentamos este requerimento de visita técnica coordenada por esta Comissão de Indústria, Comércio e Serviços”, pede o deputado.

O requerimento de Ramos não especifica que deputados participarão da visita, nem quem arcará com os custos. Ele sugere, porém, que algumas autoridades do governo de Pernambuco sejam “convidados” para a visita técnica.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?