metropoles.com

Deputado aciona Itamaraty após xenofobia contra brasileira em Portugal

Deputado Túlio Gadêlha pediu que Itamaraty acione embaixada portuguesa para entender caso de xenofobia contra brasileira em Portugal

atualizado

Compartilhar notícia

Câmara dos Deputados
Deputado Túlio Gadêlha - Metrópoles
1 de 1 Deputado Túlio Gadêlha - Metrópoles - Foto: Câmara dos Deputados

O deputado federal Túlio Gadêlha  (Rede-PE) acionou o Itamaraty, nesta terça-feira (7/11), pedindo a apuração urgente do caso de uma brasileira que teria sido xingada de “porca” por uma mulher portuguesa.

Relator da Comissão sobre Migrações Internacionais e Refugiados da Câmara, Gadêlha solicitou que o ministério cobre explicações da embaixada portuguesa no Brasil sobre o caso.

Em um vídeo gravado pela brasileira no Aeroporto de Porto e repercutido nesta terça nas redes sociais, uma mulher portuguesa chama a vítima de “porca” e a manda voltar para o Brasil.

“Eu sou portuguesa de raça. Você é que é brasileira, que vá para a sua terra. Estão invadindo Portugal essa raça de filha da puta (sic)”, diz a agressora, segundo as as imagens divulgadas.

“É um crime, um desrespeito à nossa nação, à nossa cultura e à nossa gente. Não é a primeira vez que acontece, mas todas são revoltantes. Esses casos recorrentes de xenofobia precisam acabar. Vamos acompanhar de perto a apuração desse fato lamentável”, disse o deputado à coluna.

Além de enviar um ofício ao Ministério das Relações Exteriores, Gadêlha apresentou um requerimento na Câmara dos Deputados, pedindo uma moção de repúdio do Legislativo ao ato xenófobo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?