metropoles.com

Deputada quer saber quanto custou pavilhão brasileiro na COP26

A parlamentar, que esteve presente na conferência, questiona o valor da “estrutura altamente sofisticada” do pavilhão brasileiro

atualizado

Compartilhar notícia

Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados
Deputada Vivi Reis
1 de 1 Deputada Vivi Reis - Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados

A deputada federal Vivi Reis (PSOL-PA) quer saber quanto custou o pavilhão do Brasil na COP26, a conferência sobre as mudanças climáticas organizadas pelas Organização das Nações Unidas (ONU).

A parlamentar, que esteve no evento, protocolou dois requerimentos de informação na Câmara dos Deputados, questionando o Ministério do Meio Ambiente e o Itamaraty do montante investido.

O evento aconteceu de 31 de outubro a 12 de novembro, em Glasgow, na Escócia. O Brasil foi representado por parlamentares e ministros. O presidente Jair Bolsonaro nem o vice, Hamilton Mourão, compareceram.

“Mesmo com tamanha secundarização do evento, o espaço mantido pelo governo brasileiro – o Pavilhão Brasil – apresentou, além de uma versão completamente dissociada da realidade sobre a situação ambiental no país, estrutura altamente sofisticada”, questiona a deputada.

Nos requerimentos, Vivi também questiona a participação da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e xa Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) como expositoras no pavilhão do Brasil na COP26.

“Ao lado das marcas ministeriais de Relações Exteriores e do Meio Ambiente no Pavilhão estavam as da CNA e CNI, entidades com pouco ou nenhum compromisso com a pauta ambiental em discussão no evento, a julgar por seus posicionamentos nas discussões locais”, justifica.

Nesta semana, foi revelado que o Brasil segurou dados sobre o desmatamento, o pior para o período desde 2006, até o fim da conferência. A informação era conhecida do governo desde antes do início da COP26.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?