metropoles.com

Defesa devolve sargento que tentou reaver joias de Bolsonaro

Ministério da Defesa devolveu à Marinha sargento que foi ao Aeroporto de Guarulhos tentar liberar na Receita joias doadas a Jair Bolsonaro

atualizado

TV Globo/Reprodução
jairo sargento marinha joias receita guarulhos

O Ministério da Defesa devolveu à Marinha o sargento Jairo Moreira da Silva, o mesmo que foi destacado para tentar reaver as joias dadas pela Arábia Saudita a Jair Bolsonaro que acabaram apreendidas pela Receita Federal.

No governo Bolsonaro, Jairo trabalhou na Ajudância de Ordens do ex-presidente. No final de janeiro, já após a posse de Lula, o militar foi designado para ficar “à disposição” do Ministério da Defesa.

Em portaria do dia 15 de março, no entanto, a pasta comandada por José Múcio dispensou o sargento. Procurada, a Marinha ainda não respondeu em que setor da Força o sargento será realocado.

Segundo fontes do Ministério da Defesa, embora estivesse à disposição, Jairo nunca chegou a trabalhar de fato na pasta. Nesse período, o militar teria ficado fora fazendo um curso.

Missão joias

Enquanto trabalhava para Bolsonaro, Jairo foi enviado até o Aeroporto de Guarilhos no dia 29 de dezembro de 2022, para tentar retirar as joias sauditas que haviam sido apreendidas pela Receita.

Ele viajou em um avião da FAB. Ao chegar à alfândega, tentou convencer o auditor da Receita de plantão a liberar as joias. Para isso, mostrou documentos exibibos na tela do celular. A operação, porém, não teve sucesso.






Quais assuntos você deseja receber?