metropoles.com

Cúpula da Amazônia ocorrerá em Belém no início de agosto

Após negociação entre Brasil e Colômbia, países decidem que cúpula da Amazônia acontecerá em Belém (PA), na primeira quinzena de agosto

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Lula e indígenas em Manaus. Uma das demandas atuais é a retomada do Fundo Amazônia - Metrópoles
1 de 1 Lula e indígenas em Manaus. Uma das demandas atuais é a retomada do Fundo Amazônia - Metrópoles - Foto: Reprodução

Após imbróglio entre Brasil e Colômbia, países da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) decidiram, nesta terça-feira (4/4), realizar a cúpula da Amazônia em Belém (PA), na primeira quinzena de agosto deste ano.

O presidente colombiano, Gustavo Petro, vinha insistindo para que o evento ocorresse na Amazônia daquele país. Após negociação entre diplomatas brasileiros e colombianos, no entanto, ficou definido que a cúpula acontecerá em terras paraenses.

A reunião vai discutir medidas em conjunto dos países da OTCA para preservação e desenvolvimento sustentável na floresta amazônica. Compõem o grupo, além de Brasil e Colômbia, Bolívia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.

Os países da OTCA querem ainda convidar o presidente da França, Emannuel Macron, a participar da cúpula. Como noticiou a coluna, Macron sinalizou ao presidente Lula em janeiro disposição em vir para o Brasil ainda em 2023.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?

Notificações