metropoles.com

CPI mudou convocação do irmão para convite após pedido de Luis Miranda

A principal diferença entre as duas modalidades é que, como convidados, eles não serão obrigados a fazer juramento de falar a verdade

atualizado

Compartilhar notícia

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Luís Miranda
1 de 1 Luís Miranda - Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

A CPI da Covid do Senado transformou a convocação do servidor Luis Ricardo Fernandes Miranda em convite, após pedido do irmão dele, o deputado federal Luis Miranda (DEM-DF).

Segundo apurou a coluna, o parlamentar procurou integrantes da comissão na tarde da terça-feira (22/6) e pediu que ele e o irmão fossem convidados, e não convocados.

A principal diferença entre as duas modalidades é que, como convidados, os irmãos Miranda não serão obrigados a fazer juramento de falar a verdade. Esse compromisso só é obrigatório para depoentes convocados.

O pedido surtiu efeito. Ainda na terça, o relator da CPI, senador Renan Calheiros (MDB-AL), retirou o requerimento de convocação de Luis Ricardo e apresentou outro “convidando” o servidor e o deputado.

A oitiva foi marcada para esta sexta-feira (25/6).

Procurada, a assessoria de Renan e Luis Miranda confirmou a mudança. O deputado disse à coluna que, para fazer o pedido, procurou não só senadores de oposição e independentes, como também governistas.

“Fui na CPI para saber por que estavam convocando. E alteraram para convidar”, afirmou Luis Miranda. Indagado sobre o motivo por que preferiu convite em vez de convocação, o parlamentar se limitou a responder: “Por que não?”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?

Notificações