Igor Gadelha

CPI do INSS: governo se divide sobre escolha de Motta para relatoria

Enquanto ala política do governo aprovou escolha de Hugo Motta, cúpula do Ministério da Previdência diz não conhecer relator da CPI do INSS

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Fachada do Congresso Nacional e Palacio do Planalto deputados e senadores e presidente Brasil Brasilia - Metropoles
1 de 1 Fachada do Congresso Nacional e Palacio do Planalto deputados e senadores e presidente Brasil Brasilia - Metropoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A escolha do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), para a relatoria da CPI mista do INSS no Congresso Nacional dividiu integrantes do governo Lula.

Em postagem nas redes sociais na sexta-feira (15/8), Motta anunciou ter escolhido como relator o deputado Ricardo Ayres (TO), que é do mesmo partido do presidente da Câmara.

CPI do INSS: governo se divide sobre escolha de Motta para relatoria - destaque galeria
4 imagens
CPI do INSS: governo se divide sobre escolha de Motta para relatoria - imagem 2
Presidente Lula
O senador Omar Aziz (PSD-AM) já presidiu a CPI da Covid-19
Ricardo Ayres
1 de 4

Ricardo Ayres

Bruno Spada/Câmara dos Deputados
CPI do INSS: governo se divide sobre escolha de Motta para relatoria - imagem 2
2 de 4

BRENO ESAKI/METRÓPOLES
Presidente Lula
3 de 4

Presidente Lula

BRENO ESAKI/METRÓPOLES
O senador Omar Aziz (PSD-AM) já presidiu a CPI da Covid-19
4 de 4

O senador Omar Aziz (PSD-AM) já presidiu a CPI da Covid-19

A escolha de Ayres foi vista com bons olhos por integrantes da articulação política do governo, entre eles,  assessores do Palácio do Planalto e lideranças governistas no Legislativo.

A avaliação de membros dessa ala do governo é de que, apesar de ser pouco conhecido, o relator da CPI é um parlamentar “moderado” e, por isso, vai ser “bom de trabalhar”.

O parlamentar, que está no primeiro mandato na Câmara, já participou de eventos organizados pelo governo e tem publicações com ministros, entre eles, Alexandre Padilha (Saúde) e Silvio Costa Filho (Republicanos).

O futuro relator da CPI mista do INSS também aparece ao lado de publicações com o secretário de Assuntos Parlamentares na Secretária Relações Institucionais, André Ceciliano.

Já integrantes da cúpula do Ministério da Previdência Social ficaram com o pé atrás em relação à escolha de Motta para a relatoria da CPI, sob o argumento de que não conhecem Ayres direito.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?