Eleição 2026

Com Flávio em crise, Centrão e mercado articulam chapa Tereza-Michelle

Integrantes do Centrão e do mercado financeiro procuraram presidente do PP para tentar viabilizar chapa Tereza Cristina e Michelle Bolsonaro

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
A primeira-dama Michelle Bolsonaro, o presidente Jair Bolsonaro e a ministra Tereza Cristina acenam para a plateia. Bolsonaro está em pé, sorrindo- Metrópoles
1 de 1 A primeira-dama Michelle Bolsonaro, o presidente Jair Bolsonaro e a ministra Tereza Cristina acenam para a plateia. Bolsonaro está em pé, sorrindo- Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O vazamento de mensagens do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ao banqueiro Daniel Vorcaro levou lideranças do Centrão e do mercado financeiro a articularem uma nova chapa de centro-direita ao Palácio do Planalto.

Nas últimas horas, lideranças do bloco e banqueiros passaram a discutir como viabilizar uma chapa com a senadora Tereza Cristina (PP-MS) como candidata a presidente e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) de vice.

Com Flávio em crise, Centrão e mercado articulam chapa Tereza-Michelle - destaque galeria
4 imagens
Michelle visita Bolsonaro na Polícia Federal, em Brasília
Senador Ciro Nogueira (PP-PI)
Flávio Bolsonaro e Vorcaro
A senadora Tereza Cristina
1 de 4

A senadora Tereza Cristina

Carlos Moura/Senado
Michelle visita Bolsonaro na Polícia Federal, em Brasília
2 de 4

Michelle visita Bolsonaro na Polícia Federal, em Brasília

HUGO BARRETO / METRÓPOLES @hugobarretophoto
Senador Ciro Nogueira (PP-PI)
3 de 4

Senador Ciro Nogueira (PP-PI)

KEBEC NOGUEIRA/ METRÓPOLES @kebecfotografo
Flávio Bolsonaro e Vorcaro
4 de 4

Flávio Bolsonaro e Vorcaro

Arte/Metrópoles

Segundo apurou a coluna, políticos do Centrão e agentes do mercado já procuraram o senador Ciro Nogueira (PI), presidente nacional do PP, para propor a ideia. O parlamentar, contudo, evitou embarcar na proposta de imediato.

O próprio Ciro se viu dragado para o Caso Master na semana passada, quando foi alvo de operação de busca e apreensão. Ele é suspeito de ter recebido mesada de Vorcaro que variava entre R$ 300 mil e R$ 500 mil.

A avaliação entre lideranças do Centrão e do mercado é de que as mensagens de Flávio pedindo dinheiro a Vorcaro diminuem muito as chances de uma vitória do senador sobre o presidente Lula, que tentará a reeleição.

Nesse cenário, o Centrão também resiste em embarcar na candidatura de Ronaldo Caiado (PSD) e de Romeu Zema (Novo). O cálculo é de que os dois presidenciáveis não teriam força suficiente para bater Lula nas urnas.

Tereza era cotada para vice de Flávio

Antes do vazamento das mensagens, Tereza Cristina era cotada como possível vice de Flávio. A senadora sul-matrogrossense, entretanto, sempre demonstrou resistência a ideia de compor chapa dessa forma.

Michelle, por sua vez, nunca engoliu o fato de o marido ter escolhido Flávio como candidato. A ex-primeira-dama sonhava em ser vice de uma chapa encabeçada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Após o vazamento das mensagens de Flávio a Vorcaro, o nome de Michelle também chegou a ser defendido por algumas lideranças da direita como opção para ser candidata ao Palácio do Planalto.

Flávio, por sua vez, se apressou e veio à público negar qualquer chances de a madrasta concorrer à Presidência. Ao Metrópoles, ele disse que seu pai, Jair Bolsonaro, mandou o filho “seguir firme”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?