Igor Gadelha

Com crise do INSS, Lula vai lançar plano para idosos e mulheres

Na mira da crise com idosos do INSS e com a popularidade em queda entre mulheres, governo Lula planeja lançar programa para os dois públicos

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Ricardo Stuckert / PR
Lula
1 de 1 Lula - Foto: Ricardo Stuckert / PR

Com a popularidade em queda entre as mulheres e na mira da crise do INSS envolvendo idosos, o governo Lula planeja lançar, nos próximos dias, o chamado Plano Nacional de Cuidados, ação voltada para esses dois tipos de públicos.

Intitulada Brasil que Cuida, a iniciativa, que já está na mesa de Lula, foi elaborada pelos ministérios das Mulheres e do Desenvolvimento Social para oferecer assistência às pessoas que necessitam de cuidados e àquelas que cuidam de forma não remunerada.

Com crise do INSS, Lula vai lançar plano para idosos e mulheres - destaque galeria
4 imagens
Lula reafirma candidatura em 2026
Ministro Wellington Dias elabora ação
Márcia Lopes, nova ministra das Mulheres, também elabora o plano
Lula é maior liderança do PT
1 de 4

Lula é maior liderança do PT

Ricardo Stuckert / PR
Lula reafirma candidatura em 2026
2 de 4

Lula reafirma candidatura em 2026

Ricardo Stuckert / PR
Ministro Wellington Dias elabora ação
3 de 4

Ministro Wellington Dias elabora ação

Reprodução
Márcia Lopes, nova ministra das Mulheres, também elabora o plano
4 de 4

Márcia Lopes, nova ministra das Mulheres, também elabora o plano

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo

O plano envolve a ampliação da cobertura na jornada de creches e instituições de educação infantil, a criação de novos centros para pessoas idosas e com deficiências e o aumento do número de lavanderias coletivas, restaurantes populares, cozinhas solidárias e comunitárias e hortas comunitárias.

O governo quer ainda elaborar uma campanha nacional de valorização do trabalho de cuidados e das cuidadoras.

Em 2024, ao sancionar a Lei nº 15.069, que institui a Política Nacional de Cuidados, Lula afirmou que todo o investimento feito nessa ação iria trazer “qualidade de vida para as mulheres”.

“O que é importante é a gente dizer à opinião pública que o Estado vai cuidar dessas pessoas e vai tirar a invisibilidade tanto da pessoa que precisa de cuidado quanto das pessoas que cuidam. Esse dinheiro é investimento na qualidade de vida das pessoas que trabalharam tanto, que dedicaram tanto tempo para construir esse Brasil”, declarou Lula em vídeo nas redes sociais, ao sancionar a lei.

Aumenta rejeição entre mulheres

Como o Metrópoles mostrou, a última pesquisa Quaest mostrou que, pela primeira vez desde fevereiro de 2024, o percentual de mulheres que desaprovam o governo Lula ultrapassou a aprovação: 53% de avaliação negativa contra 43% positiva.

Divulgado em abril, o  levantamento da Quaest preocupou integrantes do governo. Com os números ruins, Lula chegou, inclusive, a trocar o comando do Ministério das Mulheres, que passou a ser ocupado pela petista Márcia Lopes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?