Igor Gadelha

Chefão da PF irá à Câmara falar do caso Ramagem

Audiência com o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, vai acontecer na quarta-feira (20/5), para tratar de prisão de Alexandre Ramagem

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Andrei Rodrigues, diretor-geral da PF
1 de 1 Andrei Rodrigues, diretor-geral da PF - Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, irá à Câmara dos Deputados na próxima quarta-feira (20/5), para dar explicações sobre a colaboração do órgão na prisão do ex-deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ).

Rodrigues confirmou que estará na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, para detalhar o papel da PF na detenção de Ramagem em Orlando, nos Estados Unidos, no dia 6 de abril. Ele foi solto em 15 de abril.

Chefão da PF irá à Câmara falar do caso Ramagem - destaque galeria
3 imagens
A conversa com diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, deve focar também em como a corporação pode cooperar com o Congresso
Diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues
Andrei Rodrigues é diretor-geral da PF desde 2023
1 de 3

Andrei Rodrigues é diretor-geral da PF desde 2023

Vinícius Schmidt/Metrópoles @vinicius.foto
A conversa com diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, deve focar também em como a corporação pode cooperar com o Congresso
2 de 3

A conversa com diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, deve focar também em como a corporação pode cooperar com o Congresso

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues
3 de 3

Diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues

Vinícius Schmidt/Metrópoles @vinicius.foto

 

Na ocasião da prisão, o próprio diretor-geral enalteceu o papel da PF na prisão. Diante disso os deputados querem esclarecimentos sobre a participação de um agente brasileiro que atuava nos EUA na detenção do ex-deputado.

O pedido para a audiência com Rodrigues foi feito justamente por aliados de Ramagem, como o líder do PL, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ),  e os deputados Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP), Rodrigo Valadares (PL-SE), Mario Frias (PL-SP) e Marcel van Hattem (Novo-RS).

À coluna Rodrigues disse vai “mostrar a correção” da ação e “responder os questionamentos”, dos parlamentares. O diretor-geral da PF também deve ser questionado sobre outros temas, como a investigação do Banco Master e a troca dos delegados responsáveis pelo inquérito do escândalo do INSS.

Crise com Ramagem

Em abril, a Polícia Federal brasileira protagonizou crise com os EUA após o Departamento de Estado norte-americano expulsar o delegado Marcelo Ivo de Carvalho do país.

O delegado atuava como oficial junto ao Serviço de Imigração e Controle de Aduanas (ICE) e teria colaborado na prisão do ex-deputado federal bolsonarista Alexandre Ramagem.

Após o anúncio da expulsão, a PF devolveu as credenciais de trabalho do agente norte-americano que atuava na sede da corporação, em Brasília, com base no princípio da reciprocidade.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?