
Igor GadelhaColunas

Caso Marcos Do Val: Alcolumbre indica a senadores que recorrerá a STF
Senadores querem que Alcolumbre peça a Alexandre de Moraes a revogação das cautelares que impedem o exercício do mandato de Marcos do Val
atualizado
Compartilhar notícia

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), sinalizou a senadores que vai recorrer ao STF para tentar reverter algumas das medidas cautelares impostas a Marcos do Val (Podemos-ES).
A ideia, segundo senadores, é que o Senado entre com um recurso pedindo que o ministro Alexandre Moraes revogue as medidas cautelares que impedem o exercício do mandato do parlamentar capixaba.
Senadores pressionam Alcolumbre a solicitar que Moraes, por exemplo, revogue o bloqueio do salário e da verba de gabinete de Marcos do Val, bem como permita ao senador viajar para seu estado.
Na avaliação de integrantes do Senado, algumas das cautelares, como o bloqueio de contas bancárias e salários, impostas quando Do Val estava nos EUA, não fariam mais sentido após ele voltar ao Brasil.
Pressão sobre Alcolumbre
A coluna apurou que, nas últimas horas, diversos senadores procuraram Alcolumbre para pressionar o presidente da Casa a recorrer ao STF em prol do colega capixaba. Um deles foi Omar Aziz (PSD-AM).
O recurso tem sido defendido pelos senadores – não pelo fato de Marcos do Val ser querido. Na avaliação dos parlamentares, Alcolumbre precisa recorrer ao Supremo para defender o próprio Senado.







