metropoles.com

Braga Netto troca Exército por Aeronáutica como substituto nas férias

Ministro da Defesa, Braga Netto, trocou o comandante do Exército pelo chefe da Aeronáutica para ser seu substituto durante as férias

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
WhatsApp General Braga Netto é ouvido na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados. Fotos: Rafaela Felicciano/Metrópoles 2021-08-17 at 11.06.29 (1)
1 de 1 WhatsApp General Braga Netto é ouvido na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados. Fotos: Rafaela Felicciano/Metrópoles 2021-08-17 at 11.06.29 (1) - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ministro da Defesa, general Braga Netto, decidiu trocar seu substituto no comando da pasta durante suas férias. De última hora, o militar trocou o comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira, pelo comandante da Aeronáutica, o tenente-brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior.

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (13/1). A mudança veio apenas dois dias depois de Braga Netto ter nomeado, em 11 de janeiro, o comandante do Exército como seu substituto. O período de descanso do ministro da Defesa ocorrerá entre os dias 17 e 26 de janeiro.

A troca de Paulo Sérgio por Baptista Junior como substituto vem após um desentendimento entre o Palácio do Planalto e o Exército. Como noticiou a coluna, o presidente Jair Bolsonaro (PL) não gostou de uma nota do comandante da Força sobre vacinação de militares e proibição da divulgação de fake news.

O que fontes do governo dizem

Fontes do governo afirmaram à coluna que a mudança decidida por Braga Netto não tem relação com com o caso. O argumento foi de que há um rodízio entre os chefes do Exército, da Aeronáutica e da Marinha para comandar o ministério na ausência do titular da pasta. Esse rodízio está orientado por um ato normativo de 2016,

O comandante da vez seria o da Aeronáutica, Baptista Júnior, no entanto, ele teria pedido para não assumir o ministério nas próximas férias de Braga Netto porque teria compromissos. O ato normativo prevê que em caso de ausência do chefe da Força, o ministro deve nomear o próximo da fila.

Sem o comandante da Aeronáutica, a vez seria do general Nogueira. Só que, após a nomeação do comandante do Exército como substituto, o tenente-brigadeiro informou que seu compromisso teria sido cancelado e que poderia assumir a pasta durante o descanso do ministro da Defesa. Por isso a troca.

Mais do que isso, fontes do governo dizem que a relação entre Bolsonaro e Paulo Sérgio não está abalada. Nesta quinta, os perfis do Exército nas redes sociais chegaram a publicar um encontro do presidente da República com o comandante da Força na última segunda-feira (10/1), fora da agenda oficial

Em entrevistas no fim de semana, o próprio Bolsonaro disse que teve um encontro com o comandante do Exército no sábado e que o assunto já estaria “resolvido”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?