Igor Gadelha

Bolsonaro se aconselhou com Temer antes de interrogatório no STF

Ex-presidente Jair Bolsonaro se reuniu com Michel Temer na sexta-feira (6/6), em SP, para pedir conselhos sobre o interrogatório no STF

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Jair Bolsonaro - O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia, na manhã desta terça-feira (10/6) o segundo dia de interrogatório dos réus acusados de tentativa de golpe de Estado para manutenção do ex-presidente Jair Bolsonaro no poder
1 de 1 Jair Bolsonaro - O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia, na manhã desta terça-feira (10/6) o segundo dia de interrogatório dos réus acusados de tentativa de golpe de Estado para manutenção do ex-presidente Jair Bolsonaro no poder - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se aconselhou com o também ex-presidente Michel Temer (MDB) para o interrogatório do qual participou na Primeira Turma do STF, no âmbito do inquérito do golpe.

Segundo apurou a coluna, Bolsonaro conversou a sós com Temer na sexta-feira (6/6) em São Paulo. O ex-mandatário do PL ficou na cidade até o domingo (8/6) e teve outras reuniões preparatórias para a oitiva.

Bolsonaro se aconselhou com Temer antes de interrogatório no STF - destaque galeria
4 imagens
O ex-presidente Jair Bolsonaro
Temer durante a posse de Jair Bolsonaro  faixa presidencial a Bolsonaro em 2019
Michel Temer
O ex-presidente Michel Temer (MDB)
1 de 4

O ex-presidente Michel Temer (MDB)

Evandro Macedo/LIDE
O ex-presidente Jair Bolsonaro
2 de 4

O ex-presidente Jair Bolsonaro

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
Temer durante a posse de Jair Bolsonaro  faixa presidencial a Bolsonaro em 2019
3 de 4

Temer durante a posse de Jair Bolsonaro faixa presidencial a Bolsonaro em 2019

Michael Melo/Metrópoles
Michel Temer
4 de 4

Michel Temer

Fábio Vieira/Metrópoles

Temer, de acordo com interlocutores, aconselhou Bolsonaro a agir de forma “serena” e “equilibrada” no interrogatório. Ele também sugeriu que Bolsonaro pedisse desculpas ao ministro Alexandre de Moraes.

O ex-presidente filiado ao PL seguiu os conselhos. Na oitiva, Bolsonaro brincou com Moraes e até pediu desculpas por ter dito que o ministro teria levado US$ 50 milhões durante as eleições de 2022.

“Não tem indícios nenhum, senhor ministro. Tanto é que era uma reunião para não ser gravada. Um desabafo, uma retórica que eu usei. Se fossem outros três ocupando, teria falado a mesma coisa. Então, me desculpe, não tinha qualquer intenção de acusar de qualquer desvio de conduta dos senhores três”, declarou Bolsonaro na terça-feira (10/6), dia em que foi interrogado.

Bolsonaro já procurou Temer outras vezes

Esta não foi a primeira vez que Bolsonaro se aconselhou com Temer. Em fevereiro de 2024, por exemplo, ele tinha procurou emedebista para alinhar o discurso que fez em um ato na Avenida Paulista.

Em setembro de 2021, após xingar Moraes de “canalha” em ato na Paulista, Bolsonaro também recorreu a Temer para escrever uma carta de pacificação, na qual recuava de ameaças golpistas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?