Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Igor Gadelha

Bolsonaro se reunirá com 1º ministro da Hungria em Buenos Aires

Ex-presidente Jair Bolsonaro terá encontro com conservador Viktor Orbán em Buenos Aires nesta semana, na véspera da posse de Javier Milei

06/12/2023 02:00, atualizado 07/12/2023 14:24
Breno Esaki/Metrópoles
Imagem colorida mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro, um homem branco, de cabelo grisalho, usando um terno preto e camisa branca - Metrópoles

Além do argentino Javier Milei, o ex-presidente Jair Bolsonaro terá reunião com um chefe de governo de outro país durante a viagem a Buenos Aires, onde acompanhará a posse do presidente eleito da Argentina.

Segundo apurou a coluna, o ex-presidente brasileiro terá uma reunião com o primeiro-ministro da Hungria, o conservador Viktor Orbán, no sábado (9/12), na capital argentina.

Bolsonaro chegará a Buenos Aires na noite de quinta-feira (7/12). No dia seguinte, está previsto um encontro do ex-presidente brasileiro e de parte de sua comitiva com Milei.

A posse do ultraconservador como presidente da Argentina acontecerá somente no domingo (10/12). Bolsonaro deve retornar ao Brasil já na segunda-feira (11/12).

Entre no canal de WhatsApp da Coluna Igor Gadelha

Receba no seu email as notícias da coluna Igor Gadelha

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

A comitiva de Bolsonaro

O ex-presidente brasileiro viajará a Buenos Aires acompanhado da esposa, Michelle Bolsonaro, do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, de parlamentares e de governadores de direita.

Entre os governadores, estão previstas as presenças de Tarcísio de Freitas (São Paulo), Ronaldo Caiado (Goiás), Cláudio Castro (Rio de Janeiro) e Jorginho Mello (Santa Catarina).

A comitiva terá ainda cerca de 30 senadores, deputados federais e estaduais, vereadores e ex-ministros de Bolsonaro. O número era maior, mas ao menos 14 bolsonaristas desistiram da viagem nos últimos dias.

Lula enviará chanceler

Já o presidente Lula, conforme a coluna noticiou em primeira mão na segunda-feira (4/12), decidiu não ir à posse de Milei, mas enviará o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, como seu representante.

Segundo auxiliares, apesar dos gestos de Milei após a eleição, Lula avaliou que não haveria clima para ele próprio comparecer à posse, após ser xingado por Milei durante a campanha.