metropoles.com

Planalto custeará parte do staff de Bolsonaro na posse de Milei

Governo Lula autorizou a viagem de dois servidores para acompanharem o ex-presidente Jair Bolsonaro na posse de Javier Milei na Argentina

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Bolsonaro e celulares em volta - Metrópoles
1 de 1 Bolsonaro e celulares em volta - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Palácio do Planalto custeará parte da equipe de assessores que viajará com Jair Bolsonaro a Buenos Aires para a posse do presidente eleito da Argentina, o ultraliberal Javier Milei.

Na sexta-feira (24/11), a Casa Civil autorizou a viagem à Argentina de dois assessores que Bolsonaro tem direito como ex-presidente da República, com despesas bancadas pela União.

Os servidores foram autorizados a acompanhar Bolsonaro entre os dias 7 e 11 de dezembro. A posse de Milei na Casa Rosada está marcada para o dia 10 de dezembro.

Como mostrou a coluna, Bolsonaro pretende viajar a Buenos Aires com uma grande comitiva de parlamentares e governadores aliados. Entre eles, Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo.

Todos os ex-presidentes da República, vale lembrar, têm direito a até oito servidores comissionados, dentre motoristas, seguranças e assessores. Os salários e despesas com viagens são pagos pela União.

Lula não irá à posse de Milei

O presidente Lula, por sua vez, já decidiu que não irá à posse do homólogo argentino. O petista, porém, pretende enviar um representante, mas ainda não escolheu quem.

Como a coluna noticiou na segunda-feira (20/11), Lula avalia dois nomes: o do vice-presidente da República e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, e o do chanceler Mauro Vieira.

Há ainda uma terceira alternativa em estudo: escalar apenas o embaixador do Brasil na Argentina, Julio Bitelli, para representar o atual governo na posse de Milei.

Nesse caso, o Palácio do Planalto estaria dando uma demonstração de incômodo em grau máximo com o presidente eleito, que xingou Lula de “corrupto” durante a campanha.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?