metropoles.com

Bolsonaro e bolsonaristas comemoram vitória de Milei na Argentina

Ex-presidente Jair Bolsonaro e bolsonaristas foram às redes sociais comemorar a vitória de Javier Milei na eleição da Argentina

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Redes Sociais
Imagem colorida de Javier Milei em comemoração - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Javier Milei em comemoração - Metrópoles - Foto: Reprodução/Redes Sociais

O ex-presidente Jair Bolsonaro e lideranças bolsonaristas comemoraram, na noite deste domingo (10/11), pelas redes sociais, a vitória do ultraliberal Javier Milei nas eleições presidenciais na Argentina.

Bolsonaro disse que a vitória é motivo para a “esperança voltar a brilhar na América do Sul” e desejou que a onda de direita atinja os Estados Unidos, que terá eleições presidenciais em 2025.

“Que esses bons ventos alcancem os Estados Unidos e o Brasil para que a honestidade, o progresso e a liberdade voltem para todos nós”, escreveu Bolsonaro no X (antigo Twitter).

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho mais velho do ex-presidente da República brasileiro, também tratou a vitória de Milei como uma vitória de seu próprio grupo político.

“Pouco a pouco vamos vencendo a esquerda e o comunismo na América Latina. Que a Argentina seja um exemplo e apenas a primeira de muitas mudanças para melhor no nosso continente. Milei é um passo decisivo rumo à liberdade da América Latina”, afirmou.

Ex-ministro da Casa Civil de Bolsonaro, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) disse que a vitória do argentino é um “dia de “autocrítica para a esquerda sul-americana”, incluindo o PT.

“A vitória de Milei prova que desprezar o déficit público, cair no populismo, governar para um partido e não para o país tem limite. A Argentina disse não ao PT de lá, tão apoiado pelo PT daqui. A liberdade avança!”, afirmou. 

Moro vê segunda “Copa do Mundo”

Quem também comemorou a vitória de Milei foi o senador Sergio Moro (União-PR), ex-ministro da Justiça de Bolsonaro. Para ele, a vitória do direitista foi mais uma “Copa do Mundo” vencida pela Argentina.

“Argentina ganhou duas copas do mundo seguidas. Sorte e sucesso agora para Milei”, afirmou.

Javier Milei, de 53 anos, é economista e fez uma campanha marcada por promessas ultraliberais e de ruptura política. Sua posse na Casa Rosada está marcada para o próximo dia 10 de dezembro

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?