Notícias, furos e bastidores de política e economia. Com Gustavo Zucchi e Victoria Abel

Bolsonaristas reagem a voto de Joaquim Barbosa em Lula

Bolsonaristas respondem a apoio de Joaquim Barbosa a Lula com vídeo de voto de Joaquim Barbosa no Mensalão, em 2012

atualizado 27/09/2022 18:26

MATEUS BONOMI / AGIF

Aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL) reagiram ao vídeo no qual o ex-ministro do STF Joaquim Barbosa declara voto em Lula (PT) já no primeiro turno das eleições deste ano.

Nomes como o senador Flávio Bolsonaro (PL) e o ministro das Comunicações, Fábio Faria, compartilharam nas redes sociais vídeo com trecho do voto de Barbosa no julgamento do Mensalão do PT no STF, em 2012.

No vídeo, o então relator do caso fala justamente do então deputado Jair Bolsonaro. Barbosa aponta que Bolsonaro, então filiado ao PTB, foi o único parlamentar a não votar de acordo com a orientação da liderança.

“De fato, essas reformas receberam o fundamental apoio dos parlamentares comprados pelo PT e das bancadas por eles orientadas ou dirigidas. Exatamente no momento em que foram realizados os maiores repasses de dinheiro aos parlamentares acusados. Por outro lado, os líderes dos quatro partidos dos quais os principais parlamentares receberam recursos em espécie do PT orientaram suas bancadas a aprovarem o projeto que foram encaminhados pelo governo. Somente o senhor Jair Bolsonaro, do PTB, votou contra a referida lei. Todos os demais votaram no sentido orientado”, diz Barbosa no vídeo.

Como a coluna antecipou ainda nessa segunda-feira (26/9), Joaquim Barbosa gravou um vídeo no qual pede voto em Lula no primeiro e faz duras críticas a Bolsonaro.

Na gravação, o ex-ministro do STF diz que o atual presidente “não é um homem sério”, “não está à altura” e “não tem dignidade” para o cargo, além de ser visto nas grandes democracias como um “ser humano abjeto”.

Mais lidas
Últimas notícias