Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Igor Gadelha

Bolsonaristas reagem a acordo do governador do Rio com vice para 2026

Lideranças bolsonaristas dizem que acordo do governador Cláudio Castro com vice e União Brasil para 2026 não teria passado por Bolsonaro

20/05/2025 11:20, atualizado 20/05/2025 11:21
Divulgação/Governo do Rio de Janeiro
Governo do Rio quer apoio do Exército

O acordo fechado pelo governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), com seu vice, Thiago Pampolha (MDB), e com o União Brasil, mirando as eleições de 2026, irritou o entorno de Jair Bolsonaro (PL) e outras lideranças bolsonaristas no estado.

Pelo acerto, Castro indicou o vice para uma vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ), abrindo caminho para o presidente da Assembleia Legislativa (Alerj), Rodrigo Bacellar, que é do União Brasil, assumir o governo do Rio e tentar reeleição em 2026.

Lideranças da ala bolsonarista do PL no Rio dizem que o acordo firmado por Castro não teria passado por eles. A reclamação é de que o governador entregará o comando do estado, que é reduto eleitoral de Bolsonaro, a um outro partido.

“É acabar com o capital político do Bolsonaro no próprio reduto eleitoral dele”, criticou à coluna, sob reserva, um auxiliar direto de Bolsonaro.

Parlamentares do PL ouvidos pela coluna criticam, em especial, o apoio do governador ao presidente da Alerj. Bacellar é alvo de investigações do Ministério Público estadual que apura possível irregularidades no uso de imóveis pelo deputado estadual.

Entre no canal de WhatsApp da Coluna Igor Gadelha

Receba no seu email as notícias da coluna Igor Gadelha

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Como noticiou a coluna, a ala bolsonarista do PL do Rio vinha trabalhando para lançar outro nome na disputa pela sucessão de Castro: o do ex-deputado Washington Reis (MDB), atual secretário estadual de Transporte e Mobilidade Urbana do Rio na gestão Castro.

Procurados pela coluna, Castro e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) não responderam. O espaço segue aberto para manifestações. Assim como Flávio, que tentará reeleição, o governador pretende ser candidato ao Senado pelo Rio nas eleições de 2026.

No mesmo dia que Castro oficializou a indicação do vice para o TCE, Bolsonaro se reuniu em Brasília com os presidentes do União Brasil, Antônio Rueda, e do PP, Ciro Nogueira. Ciro disse à coluna, porém, que o acerto no Rio não foi tratado na conversa.