metropoles.com

Assembleia de SP votará cassação de Mamãe Falei mesmo após renúncia

Arthur do Val renunciou ao mandato nesta quarta-feira (20/4), mas deputados estaduais dizem que processo de cassação em curso continuará

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
Arthur do Val mamãe falei durante encontro com apoiadores
1 de 1 Arthur do Val mamãe falei durante encontro com apoiadores - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

A renúncia do deputado estadual Arthur do Val (União-SP) não o fará escapar do processo de cassação do qual é alvo na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

Parlamentares ouvidos pela coluna após a renúncia, na tarde desta quarta-feira (20/4), garantem que o pedido de cassação de Mamãe Falei será votado no plenário da Casa.

Caso a Alesp confirme a expectativa e casse o mandato do deputado, o youtuber ligado ao Movimento Brasil Livre (MBL) ficará inelegível pelos próximos oito anos.

0

Na própria nota em que anunciou à imprensa sua decisão, Mamãe Falei diz que agora os deputados estaduais paulistas “serão obrigados” a discutir “apenas” seus direitos políticos.

“Sem o mandato, os deputados agora serão obrigados a discutir apenas os meus direitos políticos e vai ficar claro que eles querem na verdade é me tirar das próximas eleições”, escreveu o deputado.

Como noticiou a coluna à época, colegas de Do Val na Alesp tentaram convencê-lo a renunciar ao mandato antes da abertura do processo. Naquele estágio, a renúncia evitaria a cassação e a inelegibilidade. O deputado resistiu.

Áudios sexistas

Mamãe Falei enfrenta um processo de cassação na Alesp após a coluna divulgar em primeira mão, em março, áudios do parlamentar com comentários de teor sexista sobre refugiadas ucranianas.

Os áudios foram enviados por ele a amigos quando foi à Ucrânia, no início do conflito com Rússia, sob a justificativa de auxiliar na resistência contra o exército de Vladmir Putin.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?

Notificações