Notícias, furos e bastidores de política e economia. Com Gustavo Zucchi

As duas condições de Lula para ser candidato a presidente em 2022

Ex-presidente da República articula apoio de partidos de esquerda e de centro à sua candidatura ao Palácio do Planalto

atualizado 25/03/2022 19:21

Luiz Inácio Lula da Silva, 35º presidente do Brasil. Ele tem cabelos brancos e barba branca - MetrópolesFábio Vieira/Metrópoles

O ex-presidente Lula colocou a aliados de dentro e de fora do PT duas condições para topar ser candidato à Presidência da República nas eleições de 2022.

A primeira delas é estar bem de saúde. Essa condição já teria sido atendida, segundo aliados. Na semana passada, ele passou por um checkup, quando informou que sua saúde estava “100%”.

A segunda condição seria conseguir formar uma frente ampla de partidos em torno de sua candidatura. Essa, de acordo com aliados, ainda está sendo construída.

Nesta semana, o PSB deu sinalização clara de que fechará aliança eleitoral com Lula, ao filiar o ex-governador Geraldo Alckmin ao partido para ser vice do petista.

Lula também recebeu sinalizações de aliança com o PSOL e Rede e com o Solidariedade. Fora isso, o PT deve fechar federação partidária com o PV e PCdoB.

O ex-presidente tem ainda o desejo de atrair o PSD. O PT, no entanto, já admite nos bastidores que Gilberto Kassab, presidente nacional da legenda, dificilmente conseguirá entregar esse apoio já no primeiro turno.

Mais lidas
Últimas notícias