metropoles.com

Apuração indica que análise de auditor do TCU foi episódio isolado

Auditor produziu estudo que levou o presidente Jair Bolsonaro a sugerir uma supernotificação de mortes por Covid-19 em 2020 no Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Presidente do TCU decide afastar auditor que passou dados a Bolsonaro
1 de 1 Presidente do TCU decide afastar auditor que passou dados a Bolsonaro - Foto: Reprodução

Apuração feita até agora pelo Tribunal de Contas da União (TCU) aponta ter sido um episódio isolado a produção, pelo auditor da corte Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques, de uma análise distorcida que indicava uma suposta supernotificação de mortes por Covid-19 no Brasil.

Usado pelo presidente Jair Bolsonaro para questionar o total de óbitos pela doença, o relatório produzido por Silva Marques indicava que o número real de mortes pelo novo coronavírus em 2020 teria sido cerca de metade do registrado pelas secretarias estaduais de Saúde.

Após a citação por Bolsonaro, o TCU abriu um processo disciplinar contra o auditor. Segundo fontes da corte, com as provas e depoimentos colhidos até agora, a comissão que apura o caso acredita que Marques não teria tentado antes produzir outros relatórios ou induzir linhas de fiscalização favoráveis ao governo.

A comissão que apura a conduta do auditor é composta por outros três auditores do TCU e promete entregar o relatório final sobre o caso para a Corregedoria do tribunal até 10 de agosto. O grupo ainda espera a CPI da Covid compartilhar documentos sobre Silva Marques obtidos pelo colegiado do Senado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?