metropoles.com

Após três meses, ministro define delegada para setor de extradição

Em meio à polêmica da extradição do blogueiro Allan dos Santos, o ministro da Justiça, Anderson Torres, mudou o comando do setor

atualizado

Compartilhar notícia

Aline Massuca/Metrópoles
Policia Federal
1 de 1 Policia Federal - Foto: Aline Massuca/Metrópoles

Três meses após exonerar a delegada responsável pelo setor em meio à polêmica da extradição do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, o ministro da Justiça, Anderson Torres, decidiu efetivar com diretora do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) da pasta a também delegada da Polícia Federal Priscila Macorin.

Até então número 2 da área, ela respondia interinamente pelo setor desde 10 de novembro de 2021. Naquele dia, a então titular da área, delegada da PF Silvia Amélia, foi exonerada por não ter avisado à cúpula do Ministério que havia dado prosseguimento ao pedido de extradição de Allan dos Santos. Como noticiou a coluna, Anderson Torres classificou episódio como “facada nas costas”.

A principal irritação do ministro da Justiça foi só ter tomado conhecimento do envio do pedido de extradição ao Itamaraty mais de 15 dias após o processo ter sido remetido ao Ministério das Relações Exteriores para que fosse encaminhado aos Estados Unidos.

A nomeação de Priscila como diretora do DRCI já foi assinada por Anderson Torres e deve ser publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União (DOU). No Ministério da Justiça, a efetivação da delegada no cargo tem sido usada para defender que exoneração de Silvia Amélia foi pontual e que haverá “continuidade” do trabalho.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?