metropoles.com

Por que o apoio de Marta é disputado por Nunes e Boulos

Líderes nas pesquisas para Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSol) e Ricardo Nunes (MDB) querem o apoio de Marta Suplicy em 2024

atualizado

Compartilhar notícia

Waldemir Barreto/Agência Senado
Imagem colorida da ex-senadora Marta Suplicy no plenário do Senado - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida da ex-senadora Marta Suplicy no plenário do Senado - Metrópoles - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Sem ocupar um cargo eletivo desde 2018, a ex-senadora, ex-ministra e ex-prefeita Marta Suplicy (sem partido) virou um ativo eleitoral disputado entre os principais pré-candidatos à Prefeitura de São Paulo em 2024.

Líderes das pesquisas de intenção de voto, tanto Guilherme Boulos (PSol) quanto o atual prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), querem o apoio de Marta a suas respectivas candidaturas no próximo ano.

No caso de Boulos, a articulação vai além do simples apoio. Uma articulação comandada diretamente pelo presidente Lula tenta fazer Marta voltar ao PT para ser a vice do pré-candidato do PSol à prefeitura de São Paulo.

Marta ajuda na falta de experiência de Boulos

Na avaliação de aliados de Boulos, ter Marta como companheira de chapa ajudaria o deputado do PSol a amenizar as críticas de que ele não tem experiência para administrar a maior capital do Brasil.

Marta governou São Paulo de 2001 a 2005, quando ainda era filiada PT. A gestão dela ficou marcada por iniciativas até hoje vigentes. Entre eles, o Bilhete Único e os Centros Educacionais Unificados (CEUs).

A ex-prefeita, no entanto, também foi alvo de críticas por reformular impostos existentes e criar novas taxas, como a “taxa do lixo” e a “contribuição para custeio da iluminação pública”.

Marta ajuda Nunes a neutralizar bolsonarismo

Já para Ricardo Nunes, de quem Marta é secretária municipal de Relações Internacionais há três anos, o apoio da ex-senadora ajudaria a neutralizar o peso que o apoio de parte do bolsonarismo traz para o atual prefeito.

Marta foi filiada ao PT por mais de 30 anos e é conhecida nacionalmente por ter posições mais progressistas, em defesa de temas como o direito ao aborto, tema espinhoso para o conservadorismo.

É justamente por saber o peso do apoio de Marta que o atual prefeito ainda não rompeu de vez com ela, mesmo sabendo que sua secretária está negociando com Lula e Boulos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?