Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Igor Gadelha

Aliados de Lula comemoram vazamentos na íntegra sobre Lulinha

Parte dos aliados de Lula comemoraram o vazamento da íntegra do relatório da PF que mostra relações de Lulinha com Roberta Luchsinger

21/08/2026 09:13
Arte/Metrópoles sobre fotos de reprodução/Instagram
Lulinha e Roberta Luchsinger

Uma parte dos aliados do presidente Lula comemorou, nos bastidores, o vazamento da íntegra do relatório da Polícia Federal (PF) que trata das relações da empresária e lobista Roberta Luchsinger com Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, e com Marco Aurélio Santana Ribeiro, o Marcola, ex-chefe de gabinete do petista.

A avaliação desses auxiliares presidenciais é de que a publicação da íntegra do material, divulgado pela revista Veja, no início da campanha eleitoral seria melhor, na medida em que traz à tona de uma vez só informações que, até então, vinham sendo divulgadas de forma fragmentada.

Aliados de Lula comemoram vazamentos na íntegra sobre Lulinha - destaque galeria
3 imagens
Roberta Luchsinger, empresária amiga de Lulinha e investigada pela Polícia Federal
Lulinha e Roberta Luchsinger
O empresário Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha
1 de 3

O empresário Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha

Danilo M. Yoshioka/ Especial Metrópoles
Roberta Luchsinger, empresária amiga de Lulinha e investigada pela Polícia Federal
2 de 3

Roberta Luchsinger, empresária amiga de Lulinha e investigada pela Polícia Federal

Reprodução
Lulinha e Roberta Luchsinger
3 de 3

Lulinha e Roberta Luchsinger

Arte/ Metrópoles

Para esses aliados, os chamados “vazamentos pingados” poderiam provocar um desgaste maior e transformar o caso em uma espécie de novela ao longo da campanha. Com a divulgação integral do relatório, a aposta é de que o assunto seja explorado de uma só vez, evitando novos vazamentos na reta final da disputa eleitoral.

“Melhor limpar isso. Mostra tudo e cada um que responda pelos seus BOs. Não dá para virar uma novela”, disse à coluna, sob reserva, um influente auxiliar de Lula.

Outro vazamento comemorado por integrantes do entorno do presidente foi o da manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo ao ministro do STF André Mendonça o envio, para a primeira instância, de um dos inquéritos que investigam Lulinha por suposto crime de tráfico de influência.

Entre no canal de WhatsApp da Coluna Igor Gadelha

Receba no seu email as notícias da coluna Igor Gadelha

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Nesse caso, a avaliação positiva se deve principalmente ao teor do documento. Conforme revelou a coluna, a PGR afirmou na manifestação que a Polícia Federal (PF) não apontou a conclusão de nenhum negócio entre o chamado Careca do INSS e o governo federal, apesar do lobby atribuído a Lulinha e Roberta Luchsinger.

A leitura de aliados de Lula é que a manifestação da PGR, embora defenda a continuidade das investigações, ajuda a delimitar o que, de fato, foi identificado pelos investigadores no inquérito e o que não foi comprovado até o momento de irregularidades.