A cautela do Itamaraty sobre a nova ameaça de sanções do governo Trump
Itamaraty adotará cautela em relação à nova ameaça de sanções do governo Trump em resposta {a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro

O Itamaraty adotará postura de cautela diante das novas ameaças do governo Trump de sancionar o Brasil, após a condenação de Jair Bolsonaro (PL) pela Primeira Turma do STF por crimes contra a democracia.
Segundo diplomatas ouvidos pela coluna sob reserva, não há necessidade de nova resposta à ameaça pois o governo brasileiro já respondeu aos EUA no dia do julgamento de Bolsonaro com uma nota oficial.
Um embaixador que integra a cúpula do Itamaraty cita ainda o artigo que o presidente Lula publicou no jornal New York Times, no domingo (14/9), reforçando o posicionamento do Brasil.
“Reflete nossa posição em favor de soluções negociadas para as questões comerciais”, disse essa fonte à coluna.
Nesse cenário, a estratégia do Ministério das Relações Exteriores seria só responder ao governo americano após o anúncio oficial das sanções pelo Departamento de Estado dos EUA.
Entre no canal de WhatsApp da Coluna Igor GadelhaReceba no seu email as notícias da coluna Igor Gadelha
Frequência de envio: Diário
Ver todasA ameaça de novas sanções
Como o Metrópoles mostrou, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, disse que o país irá responder “na próxima semana ou algo assim” à condenação de Bolsonaro.
Em entrevista ao canal norte-americano Fox News veiculada nesta segunda-feira (15/9), Rubio afirmou, ainda, que “o Estado de Direito está se desintegrando” após a decisão do STF.
“Temos esses juízes ativistas – um em particular – que não só perseguiu Bolsonaro, aliás, ele tentou – ele tentou realizar reivindicações extraterritoriais contra cidadãos americanos ou contra alguém que postasse online de dentro dos Estados Unidos, e até ameaçou ir ainda mais longe nesse sentido. Portanto, haverá uma resposta dos EUA a isso”, declarou o secretário.









