metropoles.com

VP da CBF mantém sociedade com empresa que prestou consultoria para a Libra

CBF não tem qualquer participação e poder de decisão na disputa entre a Libra e a LFF (Liga Forte Futebol) pela criação da Liga de Clubes

atualizado

Compartilhar notícia

STJD
Flavio Zveiter
1 de 1 Flavio Zveiter - Foto: STJD

O vice-presidente de Desenvolvimento e Projetos da Confederação Brasileira de Futebol, Flávio Zveiter, mantém sociedade com a Codajás Sports Kapital, empresa responsável pela criação da Liga Brasil (Libra). O contrato firmado entre a Codajás e a Libra estabelece que, se o modelo de negócio da Liga Brasil for o escolhido para a Liga de Clubes, a empresa ganhará um percentual em cima dos investimentos que a entidade receber.

A CBF não tem qualquer participação e poder de decisão na disputa entre a Libra e a LFF (Liga Forte Futebol) pela criação da Liga de Clubes. Entretanto, a Confederação é palco de reuniões entre os clubes para definições da criação da entidade e tem o poder de reconhecer, ou não, a Liga de Clubes se ela for realmente criada.

Quando assumiu o cargo na vice-presidência da CBF, Zveiter deixou o quadro técnico e administrativo da Codajás, mas decidiu manter a sociedade porque não há no regulamento da CBF qualquer impedimento dessa natureza. À coluna, Zveiter explicou por que não deixou de ser sócio da Codajás.

“A Codajás prestou apenas o serviço de consultoria para a criação da Libra, as discussões sobre a criação da Liga de Clubes e suas definições agora cabem exclusivamente aos clubes que assinaram com cada grupo [Libra e LFF]. A empresa [Codajás] pode, eventualmente, ser usada para outras operações como na área de entretenimento, por exemplo”, disse Zveiter.

Mesmo reconhecendo que sua empresa e, consequentemente, ele serão beneficiados caso o modelo de negócio da Libra seja o escolhido para a Liga de Clubes, Zveiter afirma que a CBF mantém postura de neutralidade na discussão e “aguarda um consentimento entre os clubes”.

A CBF espera as definições sobre a Liga para definir qual será seu papel e atribuições no futuro. Dependendo do modelo da Liga, por exemplo, a CBF pode cuidar ou não da arbitragem e de assuntos administrativos dos clubes.

A Libra conta, atualmente, com 18 clubes, entre eles, Flamengo, Corinthians e Palmeiras. Já a LFF é formada por 26 clubes, entre eles Atlético Mineiro, Atlético Paranaense e Fluminense. Os times estão divididos em dois grupos por não entrarem em consenso sobre a divisão de receitas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?