metropoles.com

Rebeldes criam a “Liga Forte” e travam de vez a Liga do Brasil

Essa nova organização já nasce com 62.5% dos clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
forte
1 de 1 forte - Foto: Divulgação

Se nunca houve consenso para a criação da Liga do Futebol Brasil (a Libra), a situação agora complicou ainda mais, porque os 25 clubes das Séries A e B que não aderiram à ideia original, anunciaram a criação de uma outra organização: a Liga Forte do Futebol do Brasil. 

Essa nova organização fará as negociações em bloco e buscará o consenso para a tentativa de formação de uma liga única.

A Liga Forte, por enquanto, é composta por Athletico, Atlético-MG, América-MG, Atlético-GO, Avaí, Brusque, Chapecoense, Coritiba, Ceará, Criciúma, CRB, CSA, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Londrina, Náutico, Operário, Sampaio Corrêa, Sport, Vila Nova e Tombense.

A grande questão, desde o primeiro momento, é que estes clubes não aceitam os percentuais de divisão de receitas propostos pela Libra, que seguem o 40-30-30, com 40% do valor arrecadado dividido igualmente entre os times; 30% de acordo com a performance no campeonato; e os 30% restantes envolvem critérios de média de público nos estádios, base de assinantes no streaming, seguidores nas redes sociais, audiência na TV aberta e tamanho da torcida. 

Os “rebeldes” priorizam o modelo 50-25-25, com 50% fixos, dividido entre todos, 25% por performance no campeonato e 25% por audiência. Além disso, desejam que no estatuto, o clube de maior cota ganhe no máximo 3,5 vezes mais do que o time de menor.

O impasse, que já era gritante, tornou-se ainda maior, uma vez que a Liga Forte já nasce com 62.5% dos clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro.

Difícil mesmo e saber qual será o desfecho dessa novela.

Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?