metropoles.com

Vini Jr: embaixadora da Espanha alegou férias para não ir ao Itamaraty

Convocada para prestar esclarecimentos sobre o caso Vini Jr, a embaixadora da Espanha está fora do país e falou com o Itamaraty por telefone

atualizado

Compartilhar notícia

Quality Sport Images / Colaborador/Getty Images
Imagem colorida mostra Vinicius Júnior apontando para torcedores que o chamaram de macaco - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Vinicius Júnior apontando para torcedores que o chamaram de macaco - Metrópoles - Foto: Quality Sport Images / Colaborador/Getty Images

A embaixadora da Espanha no Brasil, Mar Fernández-Palacios, disse que não poderia tratar presencialmente sobre o caso do jogador Vinicius Junior, o Vini Jr, porque está em viagem de férias no exterior.

O Itamaraty convocou Fernández-Palacios para cobrar explicações sobre o crime de racismo contra Vini Jr, mas a conversa teve de ocorrer por telefone.

O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), afirmou nesta quarta-feira (24/5) que os parlamentares do colegiado também não conseguiram uma reunião presencial com a embaixadora.

A Embaixada da Espanha teria sinalizado que o encontro com os deputados só ocorrerá após as férias da embaixadora. Barbosa afirmou, durante audiência com o chanceler Mauro Vieira, que Fernández-Palacios deveria ter suspendido as férias diante da gravidade e da repercussão mundial do caso de racismo contra Vini Jr.

Aos deputados da comissão, Mauro Vieira declarou que recebeu uma ligação do homólogo espanhol, nesta terça-feira (23/5), para tratar do assunto. Segundo Vieira, o ministro José Manuel Albares repudiou os cantos racistas contra Vini Jr e disse que eles não eram uma característica do povo espanhol.

Vieira disse que Albares manifestou preocupação sobre o impacto que o caso poderia ter na relação bilateral com o Brasil e explicou quais medidas serão adotadas pela Espanha contra os agressores.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?