Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Guilherme Amado

Presidente da La Liga pode se tornar persona non grata no Rio

Presidente da La Liga, Javier Tebas Medrano pode entrar para lista de personae non gratae do Rio por casos de racismo contra Vini Jr.

24/05/2023 10:30
Compartilhar notícia
Divulgação/laliga
Imagem colorida de Javier Tebas presidente da La Liga

O presidente da Liga Espanhola de Futebol (La Liga), Javier Tebas Medrano, pode entrar para a lista de personae non gratae da cidade do Rio de Janeiro. O vereador carioca Edson Santos propôs, nesta terça-feira (24/5), que o município dê o título ao presidente da La Liga pelos episódios de racismo sofridos pelo jogador Vinícius Jr.

Na diplomacia, a expressão “persona non grata” tem significado técnico e jurídico. Aqueles considerados persona non grata não são bem-vindos pelo governo que os deu tal título.

Na proposta, o vereador, que foi ministro da Igualdade Racial de Lula entre 2008 e 2010, diz que o presidente da La Liga assumiu, diante dos episódios de racismo contra Vinícius Jr., uma postura de “cumplicidade”.

“A postura desse senhor evidencia os componentes de racismo e xenofobia, que, se não assume publicamente, o faz de forma dissimulada e velada. O Rio de Janeiro tem entre suas mais belas características o acolhimento de todas as pessoas, independentemente de raça, etnia e origem, e, dessa forma, não pode se omitir diante de fatos como esse”, diz a justificativa do projeto.