Com Bruna Lima, Edoardo Ghirotto, Eduardo Barretto e Paulo Cappelli

União quer lançar ex-bolsonarista ao Planalto e debate tom da campanha

Senadora Soraya Thronicke, do Mato Grosso do Sul, pode ser oficializada na próxima terça-feira (2/8)

atualizado 31/07/2022 12:59

Soraya ThronickeRoque de Sá/Agência Senado

Luciano Bivar comunicou a aliados que desistiu de disputar a presidência da República, conforme havia adiantado a rádio CBN. E mais: anunciou que planeja lançar a senadora Soraya Thronicke, ex-bolsonarista, ao Planalto, como informou o colunista do Metrópoles Igor Gadelha. O partido também está discutindo como seria o discurso adotado pela senadora em relação a Lula e Bolsonaro.

Uma coletiva de imprensa está sendo organizada para a próxima terça-feira (2/8). Se confirmado esse cenário, Bivar, que praticamente nunca pontuou nas pesquisas de intenção de voto, tentará novamente uma cadeira na Câmara dos Deputados por Pernambuco.

Assim, o União continuaria com uma candidatura própria e destinaria o latifúndio de tempo de televisão a um nome do partido.

Diante do desafio de nacionalizar o nome da senadora, e da provável derrota na disputa, Thronicke poderá retomar a cadeira no Senado em 2023. Eleita em 2018, na esteira do antipetismo, ela ainda tem mais quatro anos de mandato.

Thronicke tem dito a aliados que pretende fazer uma campanha crítica a Lula e também a Bolsonaro, que, em sua visão, teria se perdido e se afastado de promessas de campanha ao longo do mandato presidencial.

No partido, correligionários simpáticos a Lula ou a Bolsonaro têm insistido para que as críticas feitas por ela sigam o tom ameno adotado por Bivar, de maneira que não os atrapalhe em suas campanhas regionais a deputado.

A senadora era cotada para vice, numa chapa puro-sangue, encabeçada por Bivar. Nos últimos dias, o deputado flertou com o PT, mas uma aliança no primeiro turno entre os partidos, pelo menos da maneira como estão hoje as negociações, não deverá prosperar.

Mais lidas
Siga as redes do Guilherme Amado
Últimas da coluna