Guilherme Amado

Um livro que deixará em polvorosa os italianos no Brasil

Em “As mentiras da Nonna”, historiador defende que ideia de uma “culinária italiana” está mais para marketing do que a para a realidade

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução; arquivo pessoal
As mentiras da Nonna e Alberto Grandi
1 de 1 As mentiras da Nonna e Alberto Grandi - Foto: Reprodução; arquivo pessoal

Chega na semana que vem às prateleiras um livro que gerou polêmica na Itália e em dez a cada dez comunidades italianas mundo afora. Em “As mentiras da Nonna”, o historiador Alberto Grandi defende que a ideia de uma “culinária italiana” está mais para um bom case de marketing do que para a realidade.

Grandi conta, por exemplo, que o espaguete à carbonara não nasceu na Itália e que o queijo parmesão de verdade é do Wisconsin, nos Estados Unidos. Mostra ainda que as pizzarias são uma invenção americana.

No livro, editado no Brasil pela Todavia, Grandi explica que a ideia de uma tradicional cozinha italiana é algo elaborado dos anos 1970 para cá, e que o mais preciso seria pensar em diferentes culturas culinárias, das várias regiões do país, e também influenciada por outras gastronomias.

 

Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp

Siga a coluna no Instagram

Siga a coluna no Twitter

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?