metropoles.com

STF manda Tarcísio explicar mudança na Lei de Acesso à Informação

PV questiona decreto estadual que ampliou o rol de servidores que podem classificar informação como ultrassecretas

atualizado

Compartilhar notícia

Mônica Andrade/Governo do Estado de SP
foto colorida de Tarcísio de Freitas no Palácio dos Bandeirantes durante anúncio de 43 mil novas moradias no estado - Metrópoles
1 de 1 foto colorida de Tarcísio de Freitas no Palácio dos Bandeirantes durante anúncio de 43 mil novas moradias no estado - Metrópoles - Foto: Mônica Andrade/Governo do Estado de SP

O ministro Gilmar Mendes, do STF, deu dez dias para o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, se manifestar sobre o decreto estadual que alterou a regulamentação no estado da Lei de Acesso à Informação. A ação foi movida pelo Partido Verde.

A reclamação do partido foi que o decreto, publicado em dezembro de 2023, amplia o rol de agentes que podem classificar documentos como ultrassecretos. Na prática, impõe-se um sigilo de 100 anos.

“Entre uma série de alterações, o decreto legitimou a competência de classificar informações no grau ultrassecreto prevendo-a para o governador, vice-governador, secretários, controlador-geral e procurador-geral, estabelecendo, ainda, a possibilidade de delegação a agentes públicos que ocupem o cargo ou função de coordenador, e também aqueles de hierarquia equivalente ou superior, genericamente”, disse o PV ao STF.

O partido ainda afirma que a medida não pode “corresponder a estratégia política ou de governo, nem mesmo eleitoral, mas deve obedecer a um mandamento de otimização e concretização dos princípios constitucionais e dos direitos e garantias fundamentais, albergados pela Constituição”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?