metropoles.com

PT monta aparato de segurança próprio para Lula em eventos no Paraná

Diretório do PT no Paraná acionou filiados da área de segurança pública para reforçar a proteção a Lula em Curitiba e em Londrina

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
Imagem do ex-presidente Lula. Ele usa máscara e é sobreposto por objeto a sua frente - Metrópoles
1 de 1 Imagem do ex-presidente Lula. Ele usa máscara e é sobreposto por objeto a sua frente - Metrópoles - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O diretório do PT no Paraná estruturou um esquema de segurança próprio para escoltar Lula durante eventos que acontecerão neste fim de semana nas cidades de Curitiba e Londrina.

O partido conta com um setorial de filiados que trabalham na área de segurança pública no Paraná. Esse grupo de petistas ajudou a planejar os eventos e atuará na proteção do ex-presidente em cada um deles.

O PT ainda contratou empresas de segurança privada nas cidades e discutiu a organização dos atos com o secretário de Segurança Pública do estado, coronel Romulo Marinho Soares, e com as chefias das polícias militar e civil.

O presidente do diretório paranaense, deputado estadual Arilson Chiorato, conversou nesta quarta-feira (16/3) com o governador Ratinho Jr. e pediu para que o estado garanta a proteção de Lula e dos petistas que irão aos eventos.

O PT também encaminhou à polícia um mapeamento com as ameaças que o diretório local recebeu nos últimos dias, com mensagens e vídeos incentivando a violência em grupos de WhatsApp e no Facebook.

Lula participa da filiação do ex-governador Roberto Requião nesta sexta-feira (18/3), em Curitiba, e visita um assentamento do MST no sábado (19/3), em Londrina. O PT estima que o primeiro evento reunirá de 3 a 5 mil pessoas, enquanto o segundo terá de 5 a 8 mil pessoas.

A preocupação do PT em relação à segurança de Lula se dá pelo histórico recente das duas cidades. Curitiba foi um marco para o lavajatismo e se tornou berço de diversos movimentos de oposição ao partido. Já Londrina tem forte identificação com a direita e deu 80,42% dos votos a Jair Bolsonaro no segundo turno de 2018.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?