metropoles.com
Guilherme Amado

PT e Centrão disputam cargos federais em Pernambuco

PT pediu ao governo federal o controle da Sudene e da Codevasf; deputados de outros partidos reclamam

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Divulgação/Codevasf
Tratores Codevasf
1 de 1 Tratores Codevasf - Foto: Divulgação/Codevasf

A distribuição dos cargos do governo federal nos estados, em negociação no Congresso, está gerando disputa em Pernambuco. Parlamentares de partido de centro estão incomodados com o espaço dado ao PT nas negociações.

Como não há um coordenador estadual eleito neste ano, é o deputado Carlos Veras, do PT de Pernambuco, que tem organizado a interlocução com o Palácio do Planalto.

À coluna, ele disse que a bancada do PT está negociando as indicações da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e da superintendência local da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com o governo.

“De forma consensual, na nossa bancada do PT, o que apresentamos para o [Alexandre] Padilha [ministro das Relações Institucionais] e o presidente Lula é a Sudene e a Codevasf. Os demais cargos estamos discutindo aqui no estado”, afirmou.

No governo Jair Bolsonaro, a superintendência da Codevasf em Petrolina (PE) estava nas mãos do ex-senador Fernando Bezerra, do MDB. O MDB quer manter o controle sobre o órgão, mas outros partidos também estão de olho no espaço, já que nele há uma verba polpuda de investimentos.

Outros cargos cobiçados no estado são as chefias da Hemobras e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

“Não é que tenha uma corda esticada, não é que tenha disputa. São reivindicações legítimas, é natural dos partidos. De todos. São questões naturais porque todos têm como contribuir nesses espaços”, diz Veras.

“Logo vamos chegar num entendimento e fazer composições compartilhadas, para que o conjunto de lideranças que têm capacidade de ajudar a reconstruir esse país esteja ocupando esses espaços.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?