metropoles.com

PT de SP põe março como prazo para França se decidir

Esperar até maio como proposto pelo ex-governador é impossível, avalia o partido de Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Márcio França debate candidatos prefeitura eleicoes sp 202019
1 de 1 Márcio França debate candidatos prefeitura eleicoes sp 202019 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O PT de São Paulo põe março como prazo para o ex-governador Márcio França decidir o que faz com a sua pré-candidatura ao governo do estado.

Para integrantes do partido, é impossível esperar tanto tempo para tomar uma decisão em São Paulo já que ela é necessária para uma possível federação entre as duas siglas,

O ex-presidente Lula e França se reuniram nessa semana para discutir o impasse. França chegou a afirmar que a decisão de quem seria o candidato em SP seria do presidente, mas ao sair do encontro com Lula,  França afirmou que apresentou como critério para decisão uma pesquisa eleitoral a ser realizada em maio.

O desejo de petistas é que o ex-governador abdique da candidatura, abrindo o caminho para que PSB e PT se unifiquem no apoio a Fernando Haddad. Com o arranjo, França seria candidato ao senado.

A eleição em São Paulo é um dos principais entraves para a federação entre os dois partidos, mas não é o único. As duas siglas também discutem o que fazer com a eleição no Espírito Santo.

A negociação provocou um racha no PSB e criou uma crise dentro do partido. Pelo menos 11 deputados da sigla podem deixar o partido caso a federação não saia.

0

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Compartilhar notícia