Com Bruna Lima, Edoardo Ghirotto, Eduardo Barretto e Paulo Cappelli

Preso em Bangu 8, Roberto Jefferson será presidente de honra do PTB

Roberto Jefferson se descolará formalmente do partido ao se tornar presidente de honra do PTB

atualizado 28/11/2021 8:26

Roberto JeffersonValter Campanato/Agência Brasil

O ex-deputado Roberto Jefferson, preso no Rio de Janeiro, será presidente de honra do PTB e se descolará formalmente do partido. A sigla chegou à solução em resposta à decisão de Jefferson deixar definitivamente a presidência do PTB , informada a aliados na semana passada. No próximo dia 30, a legenda definirá seu novo comando, que deve ser de Graciela Nienov, braço direito de Jefferson.

Por ordem de Alexandre de Moraes, Jefferson está preso desde agosto e afastado da presidência do PTB até maio de 2022, início da campanha eleitoral. Um dos argumentos de Moraes em suas decisões contra Jefferson é que o presidente usa a estrutura do partido, portanto com dinheiro público, para atacar as instituições.

Com um cargo figurativo, Jefferson poderá voltar à carga contra o STF sem manchar a legenda, dizem aliados. Serão ataques na pessoa física, e não na jurídica.

Mas ainda assim serão ataques. Jefferson tem dito a quem lhe visita na prisão que não pedirá desculpas a seus alvos, e que a rusga com Moraes é uma questão “pessoal”. Por outro lado, não quer que a sigla afunde às vésperas da eleição apenas por causa de sua virulência.

0

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Mais lidas
Siga as redes do Guilherme Amado
Últimas da coluna