metropoles.com

PGR se manifestou ao STF sobre indiciamento dos Bolsonaro pela CPI

Até agora não se sabia sobre quais autoridades a PGR havia se posicionado; remessa sigilosa foi feita em novembro

atualizado

Compartilhar notícia

Antônio Cruz/Agência Brasil
O presidente Bolsonaro e o procurador Augusto Aras em evento. Eles estão em pé, próximos às cadeiras, e se encaram. Ambos usam terno, mas estão sem máscara - Metrópoles
1 de 1 O presidente Bolsonaro e o procurador Augusto Aras em evento. Eles estão em pé, próximos às cadeiras, e se encaram. Ambos usam terno, mas estão sem máscara - Metrópoles - Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

A PGR enviou ao STF manifestações sobre todas as 12 autoridades acusadas de crimes pela CPI da Pandemia com foro no tribunal. A lista inclui Jair Bolsonaro, Flávio Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro e ministros. A remessa sigilosa foi feita em novembro, mas até agora não se sabia sobre quais autoridades a PGR havia se posicionado.

A informação foi divulgada nesta sexta-feira (4/2) pela PGR em resposta a questionamentos da coluna. Não é possível saber as conclusões dos investigadores sobre essas autoridades. Até então, havia dúvidas se o órgão comunicara ao STF como analisou as condutas da família Bolsonaro, por exemplo.

Os casos são relatados no Supremo pelos ministros Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Luís Roberto Barroso, Nunes Marques, Rosa Weber e Ricardo Lewandowski.

Em outubro, a CPI da Pandemia pediu o indiciamento de 80 pessoas, das quais 13 são autoridades com foro privilegiado. Uma é o governador do Amazonas, Wilson Lima, que pelo seu cargo é julgado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Portanto, a CPI apontou crimes de 12 autoridades com prerrogativa de foro no Supremo.

São elas: Jair Bolsonaro, Flávio Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro, os ministros Marcelo Queiroga (Saúde), Onyx Lorenzoni (Trabalho), general Walter Braga Netto (Defesa), e Wagner Rosário (CGU), e os deputados Osmar Terra, Bia Kicis, Carla Zambelli, Ricardo Barros e Carlos Jordy.

0

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?