metropoles.com

Outro ex-presidente do Panamá tem provas da Odebrecht anuladas no STF

Dias Toffoli aplicou a Juan Carlos Varela, ex-presidente do Panamá, mesmo entendimento que havia beneficiado Ricardo Martinelli

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Facebook
O ex-presidente do Panamá Juan Carlos Varela Rodriguez
1 de 1 O ex-presidente do Panamá Juan Carlos Varela Rodriguez - Foto: Reprodução/Facebook

O ministro Dias Toffoli decidiu nesta segunda-feira (1/4) anular provas do acordo de leniência da Odebrecht contra mais um ex-presidente do Panamá. Depois de Ricardo Martinelli, que obteve decisão favorável do ministro na semana retrasada, agora foi a vez de Juan Carlos Varela.

Vice de Martinelli entre 2009 e 2014 e presidente panamenho entre 2014 e 2019, Varela acionou o Toffoli na semana passada, como mostrou a coluna.

O ex-presidente responde ao mesmo processo que Martinelli em seu país: uma ação penal por lavagem de dinheiro aberta a partir de uma denúncia da promotoria que reuniu relatos de delatores premiados da Odebrecht e conteúdos dos sistemas Drousys e MyWebDayB.

Os sistemas eram usados pela empreiteira para registrar pagamentos ilícitos a políticos e autoridades e seu material foi declarado nulo pelo STF no Brasil.

Ao atender o pedido de Varela, Toffoli estendeu a ele os efeitos da anulação das provas da Odebrecht contra o ex-presidente do Peru Ollanta Humala. O peruano, por sua vez, havia conseguido o benefício em agosto de 2023, a partir da decisão do STF que declarou o material inválido contra Lula.

Além da declaração de nulidade das provas do acordo de leniência da Odebrecht, o ministro atendeu a outra solicitação da defesa de Juan Carlos Varela: impediu que delatores vinculados à empreiteira prestem depoimento em território brasileiro como testemunhas no processo panamenho.

O entendimento se baseia no fato de que as oitivas não devem ocorrer por envolverem provas consideradas ilícitas no Brasil.

Em seu despacho, Toffoli determinou que o Ministério da Justiça receba uma cópia de sua decisão e encaminhe as informações ao governo do Panamá.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?