Oposição pede que PGR investigue wi-fi que enaltece ações do governo Bolsonaro
Programa de wi-fi exibe vídeos sobre feitos da gestão de Jair Bolsonaro
atualizado

Nove deputados do PSol protocolaram nesta segunda-feira (28/9) um pedido para que a PGR abra uma apuração contra o Ministério das Comunicações e contra Fábio Faria para investigar o programa de wi-fi lançado pelo governo que exibe vídeos enaltecendo ações da gestão de Jair Bolsonaro. O líder da oposição, Alessandro Molon, também apresentou pedido semelhante ao Ministério Público.
O programa Wi-fi Brasil tem o objetivo de levar internet para lugares com pouco acesso à rede. No entanto, usuários só conseguem ter o acesso liberado após assistirem a um vídeo institucional sobre feitos do governo Bolsonaro.
Na representação, os parlamentares afirmam que o programa configura desvio de finalidade e propaganda com “clara finalidade eleitoral”.
(Atualização, às 19h33 de 28 de setembro de 2021: O Ministério das Comunicações enviou nota em que afirmou que a veiculação de vídeos institucionais do governo federal está prevista no projeto básico da implantação de pontos de acesso gratuito à internet em localidades públicas. Também disse que a medida é legítima e atende ao artigo 37 da Constituição. Afirmou ainda que o vídeo que está sendo veiculado foi selecionado como mensagem teste para implantação do piloto do programa em 2019, e será atualizado, conforme previsto no contrato firmado entre a pasta e a Telebras em julho deste ano).