Com Bruna Lima, Edoardo Ghirotto, Eduardo Barretto e Paulo Cappelli

O raciocínio no Planalto de quem prefere Braga Netto a Heleno de vice

Música do general Heleno contra o Centrão não foi digerida pelo mundo político, que vê Braga Netto como vice mais palatável para Bolsonaro

atualizado 05/02/2022 18:34

Augusto HelenoMarcos Corrêa/PR

Um grupo de assessores do Planalto tem na ponta da língua os argumentos para justificar por que o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, e não Augusto Heleno é o melhor nome para concorrer a vice de Jair Bolsonaro.

Esses assessores criticam a atuação de Augusto Heleno e, sem citar o desastre no enfrentamento à pandemia, defendem que Braga Netto fez uma gestão “correta e efetiva” na Casa Civil, coordenando as ações interministeriais. Admitem que Braga Netto não tem traquejo político, mas lembram que Bolsonaro mesmo costuma dizer que isso não é papel de militar.

Ainda na seara política, entretanto, avaliam que Braga Netto seria melhor digerido do que Heleno. “Os políticos do Centrão não engoliram a musiquinha do Heleno. Desde a chegada de Ciro no Planalto, Heleno foi alijado de todas as decisões importantes pelo Centrão”, afirmou um assessor, pedindo sigilo, que põe em dúvida a capacidade de Heleno de conseguir se filiar a algum partido.

Publicidade do parceiro Metrópoles
0

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Mais lidas
Siga as redes do Guilherme Amado
Últimas da coluna