metropoles.com

Nome do Republicanos para ministério sonha alto para 2026

Silvio Costa Filho, do Republicanos, quer lançar candidatura ao Senado em 2026 com o apoio de João Campos, o atual prefeito do Recife

atualizado

Compartilhar notícia

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Silvio Costa Filho, do Republicanos, discursa no plenário da Câmara dos Deputados
1 de 1 Silvio Costa Filho, do Republicanos, discursa no plenário da Câmara dos Deputados - Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Presidente do Republicanos em Pernambuco, Silvio Costa Filho aproveitará a ida para o Ministério de Portos e Aeroportos para turbinar a sua candidatura ao Senado em 2026.

Costa Filho é deputado federal e foi indicado pelo Republicanos para fidelizar votos de parte da bancada da Câmara para o governo Lula. Ele deve assumir o ministério chefiado atualmente por Márcio França, do PSB.

A candidatura de Costa Filho ao Senado conta com o apoio de João Campos, atual prefeito do Recife e uma das principais lideranças do PSB em nível nacional. Campos tentará a reeleição em outubro de 2024.

Comenta-se no Planalto que a troca de França por Costa Filho foi respaldada por Campos. O prefeito encontrou o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, na tarde de quarta-feira (16/8). A reunião não consta na agenda pública de Padilha.

Campos disse, no entanto, que não tratou da reforma ministerial com Padilha. “Conversei sobre projetos e questões do Recife. Não se falou nada do quadro nacional”, afirmou o prefeito à coluna.

Fato é que Campos e Costa Filho já compartilham cargos no governo Lula. As Superintendências da Codevasf no Recife e em Petrolina operam com nomes indicados em conjunto pelo prefeito e pelo futuro ministro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?