metropoles.com

MPF ainda não decidiu se investigará Sérgio Camargo por ataque a Moïse

Pedido foi enviado há duas semanas pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão; congolês foi espancado até a morte no RJ

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Sérgio Camargo
1 de 1 Sérgio Camargo - Foto: Reprodução

O Ministério Público Federal (MPF) do Distrito Federal ainda não decidiu se vai investigar os ataques do presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, ao congolês Moïse Kabagambe, espancado até a morte no mês passado no Rio de Janeiro. O pedido de investigação está no MPF há cerca de duas semanas e foi feito pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão.

No último dia 11, o presidente da fundação cuja missão é valorizar a cultura negra afirmou, sem qualquer prova, que Moïse Kabagambe, que trabalhava no quiosque onde foi brutalmente morto, “andava e negociava com pessoas que não prestam”. Camargo também xingou o jovem negro assassinado a pauladas. A declaração foi duramente criticada internamente na cúpula da PGR e considerada cruel até por deputados bolsonaristas.

Três dias depois, o procurador federal Carlos Vilhena pediu que o MPF do DF responsabilizasse Camargo civil, criminal e administrativamente.

“Causa espécie o fato de que, antes mesmo de qualquer conclusão dos órgãos responsáveis a respeito da motivação que levou ao crime em questão, uma autoridade pública nacional afirme categoricamente, sem qualquer embasamento, que o racismo não teve qualquer relação com o fato”, escreveu Vilhena, emendando: “Agrava o desconforto o fato de a autoridade ofender a honra da vítima, referindo-se a ela como ‘vagabundo'”.

0

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?